Vendas do comércio Varejista na região de Taubaté crescem 9%

Desempenho é o melhor do Estado, segundo pesquisa


Em agosto, o faturamento real do comércio varejista na região de Taubaté atingiu R$ 2,5 bilhões, alta de 9% na comparação com o mesmo mês de 2016. Além de ter registrado, novamente, o melhor desempenho do Estado, foi o maior faturamento para o mês já registrado desde 2008. No acumulado de janeiro a agosto, a alta foi de 5,4%, o que representa quase R$ 982 milhões acima do valor registrado no mesmo período de 2016.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Todas as nove atividades pesquisadas apontaram crescimento em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2016. Os destaques ficaram por conta dos segmentos de concessionárias de veículos (22%); outras atividades (10,7%); e supermercados (3,2%). Juntas, contribuíram com 6,5 pontos porcentuais para o resultado geral na região.

De acordo com a FecomercioSP, o resultado de agosto demonstrou que o varejo de Taubaté vive o seu melhor momento. A região é influenciada pelos setores da indústria, como automobilístico, eletrodomésticos, aeronáutico, entre outros, que passam por um bom momento de demandas externa e interna. Segundo a Federação, isso tem trazido elevação nas contratações, distribuindo mais renda e, por consequência, aumento no consumo das famílias.

Os números são referentes a toda região em questão, composta pelas seguintes cidades: DRT-03 (Taubaté) - Aparecida * Areias * Bananal * Caçapava * Cachoeira Paulista * Campos do Jordão * Caraguatatuba * Cruzeiro * Cunha * Guaratinguetá  * Igaratá * Ilhabela * Jacareí * Jambeiro * Lagoinha * Lavrinhas * Lorena  * Monteiro Lobato * Natividade da Serra * Paraibuna * Pindamonhangaba * Piquete * Queluz * Redenção da Serra * Roseira * Santa Branca * Santo Antônio do Pinhal * São Bento do Sapucaí * São José do Barreiro * São José dos Campos * São Luiz do Paraitinga * São Sebastião * Silveiras * Taubaté * Tremembé * Ubatuba * Arapeí * Potim * Canas.