Comércio varejista na RMVale cresce 4,2% em vendas no primeiro semestre

Dados do Sincovat mostram que, em junho, as vendas do varejo tiveram alta de 6,9% com relação ao mesmo mês de 2016


Dados divulgados pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) indicam que, em junho, o faturamento real do comércio varejista na RM Vale atingiu R$ 2,4 bilhões. É o maior para o mês desde o início da série histórica em 2008, alta de 6,9% na comparação com o mesmo mês de 2016. No acumulado do primeiro semestre do ano, houve crescimento de 4,2%, e nos últimos 12 meses, elevação de 3%.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). Das nove atividades analisadas, apenas os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,5%) e de autopeças e acessórios (-1,8%) sofreram queda no faturamento em junho, na comparação com mesmo mês de 2016.

Os melhores desempenhos ocorreram nos setores de concessionárias de veículos (24,1%); farmácias e perfumarias (8,6%); e supermercados (7,2%) registraram os melhores desempenhos, sendo que, em conjunto, colaboraram com 5,8 pontos porcentuais para o bom resultado do comércio varejista da região.

Desempenho estadual

Assim como ocorreu no mês anterior, em junho, as 16 regiões analisadas pela Federação registraram crescimento no faturamento na comparação com o mesmo mês de 2016. Os maiores avanços foram observados nas regiões Araraquara (7,7%), Araçatuba (7,4%) e Taubaté (6,9%). Em junho, o faturamento real do comércio varejista paulista registrou alta de 4,7% na comparação com o mesmo mês de 2016.

 "Esse crescimento demonstra que o ciclo de recomposição do consumo segue sólido e preponderante para a recuperação das vendas no comércio.”, disse o presidente do Sincovat, Dan Guisnburg. Segundo ele, a retomada do ciclo de recuperação do consumo, mesmo diante das instabilidades políticas, impactou de forma incisiva para o crescimento das vendas do varejo local.