Caminhoneiros podem contar com apoio emocional e check-up dos veículos, na Via Dutra

Todos os serviços são gratuitos e não precisam ser agendados


Os caminhoneiros que trafegam pela Via Dutra contarão com duas ações gratuitas, na segunda e terça-feira (25 e 26 de outubro), no km 82, sentido Rio de Janeiro, no Programa Estrada para a Saúde, em Roseira. Serão oferecidos os serviços de apoio emocional aos profissionais do transporte, com a "Parada do Desabafo", e também check-up dos caminhões e carretas.

 

O Estrada para a Saúde é um programa pensado para a saúde do caminhoneiro, que oferece acompanhamento contínuo e gratuito, desde 2001. Também possibilita acesso a exames, tratamento odontológico e outros serviços para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida desse público.

Desabafo

Na segunda-feira (25), das 10h às 15h, a Parada do Desabafo contará com uma estrutura especial de acolhimento, conversa e muito conforto, projetada para atuar em prol da saúde mental e emocional dos caminhoneiros e caminhoneiras. Haverá uma estrutura montada junto à base do Estrada para Saúde para atender os motoristas individualmente, com pessoas preparadas para ouvir e oferecer aconselhamento.

O objetivo é atender motoristas em situação de vulnerabilidade emocional, como estresse, depressão, ansiedade, entre outras questões pessoais. O projeto também acolhe familiares e demais acompanhantes que estejam com os motoristas. Vale destacar que o Programa Estrada para a Saúde respeita todas as informações obtidas e garante o sigilo do atendimento e a proteção de dados dos participantes.

Check-up gratuito

O serviço de check-up gratuito será realizado na segunda e terça-feira, das 9h às 16h, com verificações nos caminhões e carretas. O objetivo é orientar e conscientizar os motoristas quanto à manutenção preventiva dos seguintes itens: pneus, rodas, iluminação, sinalização, freios, direção, emissões, eixos e suspensão.

Todos os serviços são gratuitos e não precisam ser agendados. Durante o atendimento serão distribuídas máscaras descartáveis aos motoristas.