Campanha 'Vou de cinto' orienta mais de 670 passageiros na via Dutra, em Guararema

Ação da ANTT e CCR NovaDutra já orientou mais de 2800 passageiros de ônibus de viagem sobre o uso do cinto de segurança


A CCR NovaDutra e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram hoje, terça-feira (9), no posto de pesagem de veículos (PPV) de Guararema, região do Alto Tietê (SP) da via Dutra, mais uma ação da campanha 'Vou de Cinto'.  A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os passageiros de ônibus de turismo sobre a importância de utilizar o cinto de segurança durante toda a viagem.

Durante um período de cinco horas, os fiscais da ANTT abordaram 33 ônibus e orientaram 671 passageiros sobre a importância de utilizar o cinto de segurança. Todos eles receberam um folheto com informações e dicas de segurança. Desde 1999 a utilização do equipamento de segurança é obrigatória por passageiros de ônibus. Embora o equipamento seja responsável por reduzir em 75% o risco de uma lesão grave em caso de acidentes, pesquisa da ANTT revelou que, seis em cada 10 passageiros não utilizam o dispositivo de segurança durante a viagem.

Vale ressaltar que o não uso do cinto de segurança é considerado infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), neste caso para o motorista do ônibus. Desde o início do ano, a ação orientou 2.855 passageiros em viagem pela via Dutra.