A CCR RioSP informa que, devido ao avanço das obras de construção das novas pistas marginais, ampliação da pista expressa e adequação de passarela, haverá alterações no tráfego na região do Jardim das Indústrias em São José dos Campos. Essas mudanças entrarão em vigor a partir da próxima terça-feira (30).
A primeira alteração consiste no fechamento de uma faixa de rolamento da via local de São José dos Campos, conhecida como marginal B, a partir da entrada no km 154 até o semáforo logo após a passarela da Johnson & Johnson, no sentido Rio de Janeiro.
A segunda alteração programada é o fechamento da saída da via local para a pista expressa da Via Dutra após a passarela da Johnson. Para minimizar o impacto para os motoristas que utilizam essa região para acessar a rodovia, a concessionária abrirá um acesso provisório poucos metros à frente do ponto que será fechado.
Após a conclusão dos serviços, o acesso provisório será desativado e o fluxo de veículos seguirá pela nova pista marginal implantada. Na pista expressa, apenas o acostamento estará fechado.
É importante destacar que os trabalhos estão sendo realizados de forma gradual, evitando principalmente o fechamento de acessos existentes para não prejudicar o trânsito local.
As interferências na via local foram aprovadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos. A região estará devidamente sinalizada para orientar os motoristas sobre as alterações. A Concessionária reforça a importância de respeitar a sinalização implantada e o limite de velocidade de 60 km/h ao trafegar pela região em obras.
Essas melhorias fazem parte de um investimento total de R$ 650 milhões realizado pela CCR RioSP, com geração de mil empregos diretos e indiretos. A implantação das pistas marginais permitirá separar o tráfego de longa e curta distância da rodovia, resultando em maior conforto, fluidez e segurança viária nessa região.
As obras estão dentro do cronograma previsto no contrato de concessão. Aquelas que ocorrem entre os km 158 e 154 e entre os km 151 e 154 serão entregues em fevereiro do próximo ano. Já as obras entre os km 143 e 151 serão concluídas em fevereiro de 2026. Essas melhorias na mobilidade beneficiarão mais de 150 mil motoristas que utilizam esse trecho da Via Dutra, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de uma população superior a 2 milhões de pessoas.