O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciará nesta segunda-feira (16) os trabalhos para construção de uma nova ponte no Km 13,35 da Rodovia Oswaldo Cruz, em Taubaté. O investimento do Governo do Estado é de R$ 2,9 milhões.
A nova ponte será maior em largura e comprimento do que a anterior, possibilitando mais segurança aos motoristas e usuários. A antiga ponte será completamente demolida, mas para que a passagem de veículos pelo local não seja comprometida, os serviços serão realizados em duas fases.
\"A ponte existente foi dividida pelo eixo central da pista, assim um lado será demolido e metade da nova ponte construída, enquanto do outro lado o tráfego fluirá em esquema Pare e Siga de maneira ininterrupta. Depois o tráfego será liberado do lado da nova ponte, para que o outro seja demolido\", explica o superintendente do DER-SP, Paulo César Tagliavini.
Como o tráfego local passará a ser realizado somente em esquema Pare e Siga, o DER implantará um semáforo para organização dos fluxos de trânsito e toda sinalização noturna com iluminação também será disponibilizada aos usuários. Até que esta sinalização seja implantada, agentes de trânsito trabalharão em esquema de plantão para orientação dos motoristas.
O contrato de obras para a construção da nova ponte teve início em junho de 2020, juntamente com a elaboração do projeto executivo de obras. Agora, com o início efetivo dos serviços, a previsão é que a conclusão e liberação total do tráfego aconteçam até o final do ano.
Obras na SP 125
Atualmente a rodovia Oswaldo Cruz passa por obras de contenção de talude no Km 50,1 e para correção de erosão no 72,9 e no 81,6, entre São Luís do Paraitinga e Ubatuba. O investimento nas três obras é de R$ 7,3 milhões. A previsão do DER é que os serviços sejam concluídos entre os meses de dezembro de 2020, janeiro e março de 2021, respectivamente.