Detran-SP Autua 15 Motoristas durante operação em Taubaté

A ação contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.


No último final de semana, Taubaté foi palco da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), promovida pelo Detran-SP com o objetivo de reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de álcool combinado com direção. Realizada na última sexta-feira (22), a operação fiscalizou 594 veículos na Avenida Francisco Barreto Leme e registrou 15 recusas de motoristas ao teste do bafômetro. A ação contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Infrações e Penalidades


É importante lembrar que dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - e recusar-se a soprar o bafômetro são infrações gravíssimas, conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a um processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a multa é dobrada, chegando a R$ 5.869,40. Se houver nova ocorrência durante o período de suspensão da CNH, além da multa em dobro, o motorista poderá ter o direito de dirigir cassado e precisará reiniciar todo o processo de habilitação após 24 meses.

Crimes de Trânsito


Quando o índice de álcool no teste do etilômetro é a partir de 0,34 miligramas por litro de ar expelido, a infração é considerada um crime de trânsito. Motoristas flagrados nessa situação são conduzidos ao distrito policial e, se condenados, além da multa e suspensão da CNH, podem cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".

Fiscalizações no Estado


A operação ODSI da última semana também aconteceu em outras 14 cidades do Estado: Andradina, Mogi Guaçu, Jundiaí, Votuporanga, Praia Grande, Tatuí, São Paulo (Zona Norte), Marília, Bady Bassit, Rio Claro, Diadema, São Pedro, Adamantina e Capão Bonito. No total, foram fiscalizados 11.148 veículos, resultando em 323 autuações por alcoolemia, sendo 303 recusas ao teste do bafômetro e 20 autuações por direção sob influência de álcool.