As obras do Arco da Inovação, a ponte estaiada que está em construção na região do Colinas, seguem em ritmo acelerado e entraram na fase final. Nos próximos dias serão iniciados os trabalhos de desmontagem de estruturas da obra e por conta disso, haverá uma alteração no trânsito local que será divido em duas etapas.
Na primeira, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, será necessário realizar a interdição da alça de acesso da rotatória no sentido Centro e um trecho de cerca de 100 metros da pista principal da Avenida Jorge Zarur, no sentido região sul. O trânsito será desviado para a pista marginal da via. (imagem abaixo)
A segunda etapa está prevista para acontecer do dia 3 de fevereiro ao dia 8 do mesmo mês. Nesta fase, será liberado o acesso da rotatória no sentido centro, permanecendo a interdição na Avenida Jorge Zarur. (imagem abaixo)
A Prefeitura orienta aos motoristas que respeitem a sinalização e orientações dos agentes da mobilidade que estarão no local.
Transporte Público
Por conta do fechamento do acesso na rotatória, os motoristas e as linhas de ônibus que utilizam o trecho interditado terão que seguir pela avenida Jorge Zarur e fazer o retorno no Anel Viário, retornando à rotatória e seguindo o itinerário padrão.
Arco da Inovação
A ponte estaiada, que ligará a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo. Mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias. Única no Brasil em arco e curva, a obra é um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. Sob a ponte na rotatória do Colinas serão construídos dois viadutos (superior e inferior) em formato de X. O complexo viário terá ainda uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a Avenida Linneu de Moura à passarela da via Dutra.