Estrada da Anhanguera já oferece condições de passagem

As chuvas continuam trazendo prejuízos às estradas rurais de Pindamonhangaba.


Ainda ontem (26), a Prefeitura interditou a Estrada Municipal da Anhanguera que apresentou afundamento em trecho impossibilitando totalmente o acesso para o bairro das Oliveiras. Hoje (27), a Estrada da Anhanguera, que liga região dos Martins até o bairro das Oliveiras, ja apresenta condições satisfatórias para passagem.

Após o comunicado divulgado ontem pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, a equipe do setor rural já estava se mobilizando e dando início as ações de sinalização e recomposição do trecho afetado. As ações duraram menos de 14 horas, e o trecho interditado foi liberado nesta manhã por volta das 8h30 com condições normais de passagem.

Segundo o diretor de Agricultura Thiago Gonçalves, os usuários das estradas rurais devem ter atenção redobrada para dias chuvosos. O ideal é que procurem rotas alternativas ou permaneçam em local seguro. Em virtude da saturação do solo, o índice de queda de barreiras vem aumentando consideravelmente.

Em caso de ocorrência, acionar a Defesa Civil e os canais oficiais de comunicação da prefeitura.

Danos

O trecho que estava prejudicado está localizado no bairro dos Martins (logo após o conhecido pesqueiro do Noé). A opção alternativa para acesso ao bairro das Oliveiras é pela Rodovia Caio Gomes Figueiredo, após Km 19 no bairro Piracuama.

Embora o atendimento do Setor Rural esteja ocorrendo de forma imediata, a intermitência da estação chuvosa dificultou as ações da Secretaria de Obras e Planejamento, tendo em vista a umidade do solo e a dificuldade para o trabalho com as máquinas.

"Estamos recebendo através da Defesa Civil todas as ocorrências e nos programando para atender com prioridade toda emergência. Pedimos a compreensão dos munícipes pois muitos casos não temos segurança operacional para realizar as devidas ações", afirmou o diretor de Agricultura, Thiago Gonçalves.

Obras e Planejamento

Após as primeiras liberações de tráfego na área, em nota, a Secretaria de Obras e Planejamento agradeceu a todos os envolvidos na ação de remoção e liberação da passagem, em especial ao sr. Luiz Nogueira, Dr. Pamplona, Maxi Água, Exército Brasileiro, Defesa Civil, EDP Bandeirante, Subprefeitura de Moreira César e todos os servidores públicos municipais.