Devido ao serviço de fresagem, a Estrada Velha terá interdições na região da obra a partir das 20h desta quarta-feira (22) até às 5h de quinta-feira (23). A interdição irá ocorrer inicialmente no sentido bairro e, após concluído o serviço, a pista é liberada e é iniciada a interdição no sentido centro.
A obra que começa esta semana é para atender a demanda de um serviço de fresagem para travessia de infraestrutura de um novo sistema de semáforos na rua Bacabal, que também está passando por obras de melhoria viária no retorno da via para a rua Madagascar e avenida Paraíso, cruzando a Estrada Velha, no Jardim Paraíso, região sul de São José dos Campos.
Enquanto as pistas da Estrada Velha estiverem interditadas, os desvios de veículos e do transporte público serão feitos pelas vias locais da seguinte forma:
Sentido bairro
Estrada Velha Rio-São Paulo - Av. Dr. João Batista de Souza Soares - após a Rua Macapá, próximo a Caixa Econômica Federal, desviar para a avenida marginal, Rua Bacabal, seguindo seu itinerário padrão.
Sentido centro
Av. Dr. João Batista de Souza Soares - Estr. Velha Rio-São Paulo - após o supermercado Coop permanecer na marginal, Rua Madagascar - após a padaria Flor de Ypê, próximo à Rua Java retornar à Av. Dr. João Batista de Souza Soares, seguindo seu itinerário padrão.
Quatro pontos de ônibus estarão desativados durante a interdição e a recomendação é que os usuários dirijam-se aos pontos provisórios instalados nas vias locais (marginal).
A obra
A obra é uma melhoria exigida pela Prefeitura de São José dos Campos como contrapartida aos impactos gerados pela criação de um empreendimento. Na rua Bacabal, será ampliada a capacidade de acomodação dos veículos que irão realizar o retorno ou acesso para a rua Madagascar e avenida Paraíso, proporcionando maior fluidez na rua Bacabal.
A ciclovia, que está com um trecho interditado devido às obras, será reconstruída e receberá um novo padrão de sinalização, proporcionando mais segurança para os ciclistas.
De acordo com o projeto, os retornos serão reorganizados para aumentar a capacidade do cruzamento. Além disso, será feita a manutenção e atualização do sistema semafórico do respectivo retorno e, na sequencia, o recapeamento da avenida Paraíso.
Uma lombofaixa será implantada em frente à escola e os acessos entre a via expressa e a via marginal também serão remodelados para melhorar a segurança.
A previsão é que a obra seja concluída em setembro deste ano. A região está sinalizada e tem o acompanhamento dos agentes de mobilidade urbana para orientação dos motoristas.