Infosiga aponta queda de 6,7% nos óbitos de trânsito

Já nos primeiros seis meses de 2021 este número caiu para 501 óbitos


Os motoristas de carro, ônibus, moto e até os ciclistas têm algo em comum: todos são pedestres em algum momento do dia. No próximo domingo (8), Dia Mundial do Pedestre, dados do Infosiga São Paulo trazem boas notícias: comparando-se os primeiros seis meses de 2020 e 2021 houve queda de 6,7% nos óbitos de trânsito envolvendo pedestres. 

De janeiro a junho de 2020 foram registradas 537 fatalidades. Já nos primeiros seis meses de 2021 este número caiu para 501 óbitos. Deste total de 2021, 76% das ocorrências foram do sexo masculino e 23% feminino. Em relação à faixa etária, 36% das mortes foram de pessoas com mais de 60 anos.

"Seguir as regras básicas de educação no trânsito no exercício da cidadania, é fundamental para garantir a segurança de todos, sobretudo do pedestre, que é o elo mais frágil do sistema." destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Para a secretária Janaina Faria, que também é motorista nos finais de semana, é perigoso ser pedestre principalmente em São Paulo, onde o grande problema é o desrespeito à faixa de segurança. "Quando desço do transporte coletivo, procuro uma faixa de pedestre, mas geralmente tenho problema para atravessar porque sempre tem carros em cima. Uma vez tive que correr para não ser atropelada e eu estava andando corretamente pela rua. Agora, eu sou jovem, mas se fosse um idoso ou alguém com menos mobilidade o risco seria muito grande".

Outro problema, segundo Janaina, é o uso do celular tanto pelo pedestre quanto pelo motorista. "Cometo um erro que é andar usando o celular na rua, como muita gente faz. Mas também tem o motorista que para no farol e fica digitando mensagens e não presta atenção nos pedestres. São duas situações perigosas", adverte.

Apesar dos bons resultados trazidos pelo Infosiga, o Detran.SP reforça algumas medidas básicas para pedestres e motoristas para garantir a segurança de todos.

Pedestre:

- Atravesse sempre na faixa e quando o semáforo estiver aberto para o pedestre;

- Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua

- Não use celular ou fone de ouvido enquanto atravessa a via;

- Só desembarque de veículos pelo lado da calçada;

- Antes de passar na frente de veículos, certifique-se de que você foi visto pelo motorista:

- Não atravesse por trás de carros, ônibus e árvores, pois são pontos cegos;

- Caminhe sempre pela calçada

Motorista:

- Não pare em cima da faixa de pedestres;

- Quando não houver faixa luminosa de travessia dê preferência ao pedestre pois ele sempre tem preferência;

- Reduza a velocidade ao visualizar uma pessoa atravessando a via;

- Evite buzinar para os pedestres pois pode assustá-lo e tirar sua atenção enquanto atravessa a rua;

- Não utilize o telefone celular enquanto dirige ou quando estiver parado no semáforo.