A maior obra viária do Brasil está com avanço de 62% em suas pistas no trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios. O verde da vegetação, dentro do núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar, ressalta a construção de cerca de 20 km de túneis e viadutos da nova pista.
A obra da futura pista de subida pode ser vista pelos usuários que passam pela pista de mão dupla do traçado atual. Foram inúmeros desafios, entre eles a preservação da reserva de Mata Atlântica da região. Engenharia e tecnologia são as respostas para essa construção, que resultará em uma viagem mais segura e confortável para os mais de 25 milhões de usuários que passam pela rodovia durante o ano.
Dos quatro túneis do projeto, dois já estão totalmente escavados, sendo um deles com 3,6 km de extensão. Do total dos 12 km de extensão dos túneis, 7 km estão perfurados. O maior túnel do Brasil, com 5,5 km de extensão também está na Tamoios e conta com cerca de 1,5 km já perfurado.
Iniciada em dezembro de 2015, a obra carrega títulos. Além de arquitetar o maior túnel brasileiro, a equipe também trabalha na maior Cortina Atirantada do país. Com uma altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares, a cortina é um muro de concreto no qual são colocados cerca de 1.400 tirantes horizontais com 34 metros de profundidade, criando um muro mais estável e prevenindo deslizamentos, já que cada tirante está tracionado em 120 toneladas.
Atenta também para a preservação está a Concessionária Tamoios. O plantio de 450 mil mudas de árvores em pontos estratégicos de nascentes da região, permite a conexão de pontos fragmentados da Mata Atlântica, criando um corredor ecológico e restaurando a floresta.