Com o intuito de manter a população informada a respeito da instalação dos novos radares de fiscalização eletrônica do Governo do Estado em Pindamonhangaba, a Prefeitura entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP). De acordo com o órgão, os 11 equipamentos previstos para rodovias estaduais no município ainda estão em fase de implantação.
Em todo o Estado, estão sendo instalados 649 pontos de fiscalização, divididos em 14 lotes correspondentes às Coordenadorias Gerais Regionais (CGRs) do DER. Até o momento, apenas um lote teve operação efetivamente confirmada. Antes de começarem a multar, os radares passam por etapas de instalação física, testes e homologação.
O DER explicou que cada lote se encontra em uma fase diferente do processo: alguns já estão em homologação, outros em testes e outros ainda em instalação. No caso de Pindamonhangaba, incluída no Lote 6 (região de Taubaté), os radares permanecem em implantação, sem nenhum equipamento em funcionamento.
Assim que a fiscalização eletrônica começar a operar na cidade, o início será amplamente divulgado pelos canais oficiais do Governo do Estado, pela imprensa e também no Diário Oficial.
A medida tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e preservar vidas. Os pontos escolhidos foram definidos a partir de estudos técnicos, que consideraram fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características da via, trechos críticos e áreas de travessia de animais. Todos os locais terão sinalização com os limites de velocidade permitidos.
Locais onde os radares entrarão em operação após os testes e homologação:
SP 062 - km 158 - Rod. Ver. Abel Fabrício Dias
SP 062 - km 156 - Rod. Ver. Abel Fabrício Dias
SP 123 - km 028 - Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro
SP 123 - km 031 - Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro