Pindamonhangaba registra queda de 42% em mortes no trânsito e 21% em acidentes

Governo do Estado de São Paulo, através do Infosiga, divulgou nesta semana os índices de acidentes e mortes no trânsito



Com os dados apurados, Pindamonhangaba apresentou queda de 42% no número de mortes no trânsito e também no número de acidentes de trânsito, no comparativo 2020 x 2019.

Durante 2019, o munícipio registrou 50 óbitos vítimas de acidente de trânsito contra 29 vítimas no ano passado. A queda significativa de 42% foi maior que a média da região metropolitana do Vale do Paraíba (- 15%) e também do Estado de São Paulo (-7,6%).

No último mês de dezembro foram registradas duas mortes no trânsito que totalizaram as 29 vítimas. Ambos os casos foram colisão com ciclistas, ocorrida na Rod. Amador Bueno da Veiga (SP 62 - altura do Village Paineiras) e Estrada do Atanázio (Moreira César).

"Todas as ações que estamos realizando com melhores sinalizações, implantação de lombada, ações orientativas e interferências físicas em trevos e rotatórias estão ajudando a deixar nosso trânsito menos violento", afirmou a Diretora de Trânsito, Luciana Viana.

O acompanhamento dos dados pelo Portal Infosiga teve início em 2015 e a redução é uma das maiores desde o início da contagem. A Prefeitura de Pindamonhangaba utiliza os dados para nortear suas ações e interferências visando sanar os pontos mais críticos.

No município 28% dos acidentes com vítima fatal envolveram a participação de motocicletas e 21% automóvel. Em relação ao sexo das vítimas, 77% são do sexo masculino e a faixa etária mais atingida são os menores de 30 anos, que representam 27% das vítimas. O tipo de acidente mais comum é a colisão com 37% das ocorrências.

Acidentes de trânsito

Em relação à ocorrência de acidentes de trânsito também foi registrada redução de 21%, sendo que em 2019 Pinda teve 923 acidentes de trânsito e neste ano o número caiu para 729 ocorrências.

Em relação ao mês de dezembro do ano passado o número de acidentes manteve-se estável com 85 ocorrências. Segundo o levantamento, os pontos com mais registro de acidentes são: Rua São José (Campo Alegre) com nove acidentes, rotatória do Distrito Industrial Dutra com nove ocorrências e a Rodovia Presidente Dutra com seis acidentes.

Pontos críticos como a rotatória do Tenda na Av. Manoel César Ribeiro e a rotatória João do Pulo na Av. NS Bom Sucesso não registraram nenhum acidente de trânsito no mês de dezembro, segundo levantamento do Portal Infosiga.

Comparação

Segundo a diretora de Trânsito do município, a pandemia do coronavírus diminuiu a circulação de veículos em dois ou três meses do ano e também contribuiu para a queda. Entretanto, outros municípios de grande e médio porte no Vale do Paraíba tiveram aumento no número de mortes no trânsito, no mesmo período apurado acima.

"Na contramão do dado geral da região, São José dos Campos registrou 81 mortes em 2020, contra 76 mortes em 2019 e em Taubaté, o número de vítimas por acidentes de trânsito em 2020 foi de 48, contra 42 vítimas em 2019. Enquanto em nossa cidade, conseguimos preservar mais vidas", concluiu Luciana Viana