Prefeitura de Pinda Lança Projeto da Obra do Viaduto da Via Estrutural nesta Segunda-Feira (16)

O viaduto contará com duas pistas para veículos em cada sentido, calçadas, ciclovia, parapeito, iluminação central de LED, sinalização e rampas de acesso, além de uma alça de retorno para o lado da Novelis. 


Nesta segunda-feira (16), foi lançado o projeto de construção do viaduto da Via Estrutural, em Pindamonhangaba. O evento ocorreu no próprio local, no quilômetro 1,3 da via.

A obra, realizada pela concessionária de transporte ferroviário MRS, faz parte do contrato com o Governo Federal. O viaduto conectará a primeira fase da Via Estrutural, que está sendo construída desde a SP-62 (Pinda/Moreira César, ao lado da GV) até o outro lado dos trilhos da MRS, em direção à Novelis/Feital.

O viaduto contará com duas pistas para veículos em cada sentido, calçadas, ciclovia, parapeito, iluminação central de LED, sinalização e rampas de acesso, além de uma alça de retorno para o lado da Novelis

Marcela Franco, Secretária de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba, falou sobre o lançamento da obra durante o evento de inauguração.

"Eu quero aproveitar esse momento e registrar, que é uma obra que ainda está em contrato, que está acontecendo e tem a sua previsão para concluir no ano que vem. Nas próximas semanas, o prefeito vai atrás de investimento. Como todos sabem, a nossa via estrutural vai ter o trecho dois e três e esses trechos vão ligar na Rodovia Presidente Dutra. Isso é só o começo desse grande progresso, e que isso sim, vai gerar um grande fluxo, um grande crescimento econômico aqui para essa área.", disse.

Daniel Martins, representante da MRS e Gerente de Relações Institucionais, confirmou que a obra deve ser entregue o mais rápido possível.

"A obra do viaduto é um compromisso que nós temos junto a Prefeitura e o Governo Federal. Nós temos um cronograma aí, fechado, provavelmente até março, no ano de 2025, mas com os nossos empenhos, a gente deve entregar esse presente ao município até o final do ano,  prestigiando essa atual gestão, parceira nossa nos últimos anos.", disse.

O prefeito Dr. Isael Domingues, reforçou a importância da nova obra para a cidade.

"Essa obra é a maior obra de investimento com o recurso próprio do município. Aqui, mais de 25 milhões foram gastos e estão sendo gastos  para implementar um acesso,  onde vamos unir dois polos industriais da cidade. Além de unir, fomentar todo esse entorno  para que possamos ter mais atrativos de empresas, já que nós temos água,  temos luz, temos gás, temos modal aqui próximo,  porque não diminuímos o acesso e o favorecimento logístico  para as empresas que querem implementar? Isso representa aquecimento da economia  e maior empregabilidade. Levando em consideração que a nossa cidade não passa por desemprego, nós passamos por  alguns problemas pontuais  de falta de qualificação  que nós já identificamos e estamos atuando com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trabalhando na melhor qualificação  dos nossos munícipes  para que postamos assimilar cargos de diversos setores que vão aparecendo  a medida que o processo de desenvolvimento da cidade acontece. Então, estamos no caminho certo, uma obra rápida, uma obra que tem prazo  para ser entregue,  é bom quando coloca prazo  e hora para entregar  e aí ele já colocou. Vamos torcer para que tudo dê certo e a gente possa,  mais uma vez,  dizer que a cidade está caminhando no sucesso." Explicou.

Além do viaduto, o pacote de obras da MRS em Pindamonhangaba inclui a construção de um pátio de manobras de trens no Araretama, que evitará congestionamentos no centro da cidade, uma passarela no Araretama e a substituição das cancelas mecânicas por eletrônicas nas passagens de nível da região central.

O novo pátio de manobras, com 1.800 metros de trilhos paralelos à linha existente, ficará na região do Araretama, substituindo o pátio do centro, o que melhorará o trânsito na área central. As obras do pátio começaram no fim de agosto e devem ser concluídas em julho de 2025. O pátio também contará com muros de vedação.

A passarela no Araretama terá rampas, escadas, proteção lateral e iluminação, facilitando a travessia dos moradores durante a passagem de trens. A estrutura será construída na região onde hoje existe uma passagem de nível, próxima à rotatória de acesso a Tremembé.

Sobre a Via Estrutural


A Via Estrutural é uma obra financiada 100% com recursos da Prefeitura, com um investimento de cerca de R$ 20,7 milhões. A nova avenida ligará a Rodovia Abel Fabrício Dias SP 62 (altura da indústria GV) à Avenida Buriti, no bairro do Feital (ao lado da indústria Novelis). As obras começaram em janeiro deste ano e estão 70% concluídas, com trabalhos focados na preparação de subbase, aterro da rampa de acesso ao futuro viaduto e pavimentação.

Nesta primeira fase, a Avenida Estrutural terá uma extensão de 2,5 quilômetros, com duas rotatórias, duas pistas com canteiro central, calçada e ciclovia.