Prefeitura de Pindamonhangaba avança para fase final de obra da nova avenida entre Araretama e Vila Rica

Pavimentação deve começar após abertura de licitação.


A Prefeitura de Pindamonhangaba está concluindo os serviços de implantação da galeria de águas pluviais na nova avenida que fará a ligação entre os bairros Araretama e Vila Rica. A intervenção, executada pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, representa uma das últimas etapas antes do início da pavimentação asfáltica e da construção das calçadas.

Segundo o secretário de Obras e Planejamento, engenheiro Mateus Moraes, o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela pavimentação será aberto nos próximos dias. "Devemos lançar o edital em breve. A concorrência pública ocorrerá em paralelo à finalização dos serviços de base que estão em execução. Assim que essa etapa for concluída, poderemos iniciar a pavimentação da via", explicou.

Os investimentos para pavimentação e construção das calçadas estão estimados em cerca de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura e também provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos.

Antes da implantação das galerias de águas pluviais, o município já havia realizado outras ações de drenagem no local. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, José Antonio Ferreira Filho, o "Ju", ainda estão previstos serviços como execução de guias e sarjetas, compactação do solo e ajustes finais da base. "Grande parte das ações anteriores foi realizada com equipes próprias da Prefeitura, com apoio do Exército", destacou.

Nova avenida vai melhorar mobilidade urbana

Com aproximadamente 1,2 quilômetro de extensão, a nova avenida contará com pista para veículos, ciclovia e calçadas. As obras tiveram início em julho de 2024 e têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana de Pindamonhangaba, que atualmente possui mais de 110 mil veículos licenciados.

A nova ligação viária criará uma rota mais curta e eficiente entre duas importantes regiões da cidade, contribuindo para desafogar o trânsito da rodovia Amador Bueno da Veiga (Pinda-Taubaté) e da avenida Alcides Ramos Nogueira, especialmente nos horários de pico.

O prefeito Ricardo Piorino ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento do município. "A cidade cresceu muito nos últimos anos e continuará em ritmo acelerado. O tráfego está intenso e precisamos criar alternativas para facilitar o deslocamento das pessoas e acompanhar esse crescimento. Essa obra vai reduzir consideravelmente o tempo de viagem entre o Araretama e Vila Rica, além de beneficiar regiões como Lessa, Campos Maia e Jardim Resende. Será um grande marco para a mobilidade de Pindamonhangaba", afirmou.