Prefeitura e Defesa Civil de Ubatuba divulgam condições do município após temporais

Estrada da Almada está interditada por tempo indeterminado


Na manhã desta quarta-feira (6), Ubatuba não tem mais famílias desalojadas, nem na EM Padre José de Anchieta, na região central e nem na EM Iberê Ananias Pimentel, onde uma equipe da Defesa Civil realizou vistoria ainda ontem, terça-feira (5), e liberou as famílias para retornarem a suas residências.

O município ainda enfrenta as consequências das fortes chuvas dos dias 31 de março e 1, 2 e 3 de abril. Quase uma semana depois, a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade ainda trabalham para fornecer suporte às famílias isoladas na comunidade do Camburi.

Rodovias

Nessa manhã, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Delegacia de Ubatuba divulgaram as condições das estradas da BR101 - km 0 ao 52,1. A atualização é referente às 8h30 desta quarta-feira.

- Km 0 - Pista e acostamento sentido crescente parcialmente interditados (sem novas informações; equipe do dia não conseguiu acesso ao local);

- Km 1 - Pista TOTALMENTE interditada em virtude da queda de barreira (sem novas informações; equipe do dia não conseguiu acesso ao local);

- Km 4,8 ao 5,1- Pista TOTALMENTE interditada em virtude de queda de barreira (muito barro e árvores sobre a pista);

- Km 5,6 - Interdição parcial (faixa decrescente liberada de forma PRECÁRIA para trânsito, com presença de material sobre a pista);

- Km 6,2 a 6,6 - Interdição parcial (acostamento decrescente liberado de forma PRECÁRIA para trânsito, com presença de material sobre a pista);

- Km 7,5 - Interdição parcial - contenção de barreira comprometida (3? faixa decrescente liberada de forma PRECÁRIA para trânsito)

- Km 13,5 - 3? faixa sentido decrescente interditada;

- Km 15 a 15,3 - Acostamento danificado no sentido crescente;

- Km 30,3 - Acostamentos interditados.

- Km 31,3 - Acostamento interditado no sentido crescente.

- Km 33 - Pista parcialmente interditada, em virtude de desbarrancamento (as duas faixas do sentido decrescente rolaram barranco abaixo). Tráfego fluindo pelo acostamento com sistema PARE/SIGA.

Estrada da Almada

Equipes da Diretoria de Trânsito seguem para a estrada da Almada na manhã desta quarta-feira (6), para sinalizar a interdição do local para a passagem de veículos por tempo indeterminado. Visando evitar qualquer acidente e preservar a vida da comunidade local, somente serão permitidas passagem de motocicleta e de pessoas a pé.

Serão instaladas placas de interdição da Defesa Civil reforçando o alerta aos usuários da via. O bloqueio do trecho já havia sido feito com bombas de sinalização desde sábado (3), quando engenheiros haviam constatado risco de continuidade de desmoronamento na pista - já atingida parcialmente.

As chuvas que caem no município desde quinta-feira (31), causaram muitos estragos em Ubatuba e a região Norte é a mais prejudicada, chegando a registrar quase 600 mm de chuva em cerca de três dias.

A Defesa Civil reforça a orientação à comunidade para que não ultrapasse o bloqueio. A iminência de risco é real, tanto que as unidades de saúde do Ubatumirim, Almada e Picinguaba foram fechadas devido ao comprometimento do acesso aos postos.

Doações

A maior necessidade atual para abastecer as famílias são produto de higiene pessoal, principalmente papel higiênico, fraldas (infantil e geriátrica), absorventes, além de itens como leite, tempero e insumos para alimentar animais (ração para gato, cachorro e galinha). A entrega pode ser feita no Centro de Capacitação Profissional do Fundo Social de Solidariedade, que fica na avenida Gov. Abreu Sodré, s/n, no Perequê-Açu, das 8h às 17h.

 

*com informações da Prefeitura de Ubatuba e PRF.