Segurança na estrada: confira quais são os equipamentos necessários para andar de moto

Conheça itens imprescindíveis para quem quer unir segurança e conforto na hora de pilotar sobre duas rodas


Que as motos vêm ganhando espaço entre motoristas e entusiastas, isso não é segredo para ninguém. A sensação de liberdade, somada ao baixo custo para mantê-las e à praticidade na condução, resultou em um crescimento do número de interessados pelo transporte de duas rodas. É de grande valia lembrar que, tão importante quanto a decisão de adquirir uma moto, é investir em segurança para pilotá-la. Alguns itens são indispensáveis e aliados à segurança, tanto de quem a dirige, quanto dos demais condutores, e, aqui, conheceremos alguns deles.

Se engana quem acredita que só o uso do capacete seja suficiente. O indicado é que todo motorista busque por um kit de segurança completo para condução das motocicletas. Botas, óculos, luvas e roupas especializadas devem ser usados para garantir ao piloto que ele e seu passageiro estejam mais seguros, e, além disso, que a pilotagem seja mais confortável. O mercado conta com inúmeras opções e marcas que atendem todos os gostos e bolsos, porém indicamos sempre que produtos de qualidade sejam escolhidos na hora da compra. Apesar de vasta a gama de opções, a busca por modelos populares, como, por exemplo, os capacetes LS2, é indicada, tanto para os mais experientes, quanto para os que ainda estão iniciando no mundo das duas rodas.

Vale reforçar que o uso do "combo-segurança" também é previsto em lei (art. 55 do CTB). Sua importância é tamanha que o condutor que resistir em usar o capacete pode ser multado - com natureza gravíssima - e corre o risco de ter sua CNH suspensa. Todo o kit deve estar em boas condições, e o capacete, em especial, deve conter identificação do INMETRO. O condutor deve se atentar ao seu tempo de uso e condições, pois, ainda que estejamos tratando de produtos duradouros, sempre que sentir que seu kit está se desgastando, busque renová-lo. As botas, calças especiais e jaquetas, além de auxiliar na proteção a exposições climáticas, também são aliados fortíssimos na hora da proteção de impacto, em caso de colisão ou acidentes. Visando proteção ainda maior, o uso de balaclava, luvas e óculos evita que qualquer objeto cortante entre nos olhos, ou tenha contato com o pescoço do condutor - esses itens se tornam ainda mais necessários na época de pipas, onde linhas com cerol podem machucar os condutores.

Dito isto, é importante ressaltar que todos os itens citados são importantíssimos e essenciais. Recomendamos uma busca de informações sobre cada um dos itens e que, tanto condutor, quanto passageiro, testem cada equipamento antes de comprá-lo. A melhor parte de dirigir é ter a certeza de que a segurança virá em primeiro lugar e, claro, de que a sensação de liberdade será ainda maior sabendo que estamos protegidos.