Travessias litorâneas terão frota máxima na temporada de verão

Departamento Hidroviário mantém 31 embarcações, a maior quantidade de embarcações disponíveis pelo segundo ano consecutivo


O Departamento Hidroviário inicia nesta segunda-feira (21), a Operação Verão Seguro, com toda a frota disponível. Ao todo, o Sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista. Mesmo com a operação, o Governo de São Paulo reforça a importância de evitar viagens desnecessárias e a exposição ao risco de contaminação por COVID-19.

As Travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções. O Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destaca que todos os esforços estão sendo feitos para manter a boa performance das travessias obtida na última temporada de Verão e em todo o ano de 2020.

"O Governo de São Paulo implantou melhorias significativas ao longo desses quase dois anos. No Verão 2019/2020, atendemos quase 3 milhões de usuários e com todo o investimento da Secretaria reduzimos em 57%, na média, o tempo de espera para embarque nas balsas. Nessa temporada, queremos continuar garantindo que os usuários tenham um serviço de qualidade, com conforto e segurança", destaca João Octaviano.

A Travessia Santos/Guarujá contará com oito balsas na temporada. O sistema que hoje opera com sete embarcações, receberá a oitava até o feriado de Reveillon. Esse reforço na frota trará uma melhora significativa no serviço prestado. Já na Travessia São Sebastião/Ilhabela serão nove embarcações, sendo sete balsas e duas lanchas para passageiros, que foi adotada pela primeira vez em 2019 e trouxe mais agilidade e conforto aos usuários.

No Litoral Sul, o DH concluiu a reforma no flutuante e na ponte que dão acesso ao embarque e desembarque de balsas na Travessia Iguape/Juréia. O investimento garantiu mais segurança aos usuários.

"Mesmo com a pandemia e a recomendação para que as pessoas evitem viagens desnecessárias, estamos mantendo todos os nossos esforços para garantir uma viagem rápida e segura aos nossos usuários", ressalta José Reis, Diretor-geral do Departamento Hidroviário.

O DH também mantém os serviços e ações implantadas pela atual gestão da Secretaria de Logística e Transportes, como a manutenção noturna, que garante menos problemas técnicos e mais agilidade nos serviços. Desta forma, os trabalhados de manutenção podem ocorrer sem prejudicar a operação das embarcações durante o dia.

Moradores e turistas contam ainda com comunicação 24h sobre o serviço de travessias. Os Painéis de Mensagem Variável (PMVs) estão instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso, orientando os motoristas e fornecendo informações importantes sobre os serviços. Além disso, o aplicativo Travessias, informa em tempo real a espera de cada travessia, as condições climáticas e disponibiliza imagens 24 horas por dia.