Trecho será liberado na Via Dutra e deve melhorar mobilidade entre São José dos Campos e Jacareí
Com a nova configuração viária, motoristas que realizam trajetos locais poderão permanecer nas marginais, enquanto o transporte de longa distância seguirá pelas faixas expressas.
Motoristas que trafegam por São José dos Campos no sentido São Paulo terão mais fluidez no trânsito a partir desta terça-feira (29), com a liberação de mais de 4 quilômetros de pistas marginais da Via Dutra. O novo trecho, entregue pela concessionária RioSP, facilita especialmente os deslocamentos entre São José e Jacareí, sem a necessidade de acessar as pistas expressas.
Com a nova configuração viária, motoristas que realizam trajetos locais poderão permanecer nas marginais, enquanto o transporte de longa distância seguirá pelas faixas expressas. A separação deve reduzir conflitos no trânsito e tornar o trajeto mais seguro e ágil.
A entrega também inclui mudanças importantes de acesso na rodovia:
Km 152,8 - nova agulha conecta a pista expressa à marginal;
Km 154,9 - novo acesso da marginal para a expressa;
Km 155,4 (próximo à Johnson & Johnson) -acesso provisório da expressa para a marginal será desativado;
Km 157 - reabertura da agulha permite retorno do tráfego da marginal para a expressa.
Além da liberação das pistas, a concessionária readequou duas passarelas e construiu uma nova na altura do km 157, ampliando a segurança de pedestres e ciclistas. A iluminação da região também está em fase final de implantação.
Segundo a RioSP, quase 150 mil veículos circulam diariamente por esse trecho urbano da Dutra, um dos mais movimentados da rodovia. "Com todas essas melhorias, além de mais fluidez no tráfego, acreditamos que vamos contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região", afirmou Carla Fornasaro, diretora-presidente da empresa.