Você sabe o que é um "túnel vazado"?

Segundo a construtora, a equipe acumula 1.204 dias sem acidentes, índice de segurança dificilmente encontrado em escavações de túneis


Com mais de 87% de conclusão, as obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios avançam a cada dia. As imagens dessa matéria mostram o momento exato em que as duas faces de um túnel se encontram durante os trabalhos de perfuração. No momento em que essas duas equipes se encontram, temos o chamado "vazamento de túnel". O registro desse evento foi feito na madrugada da última quinta-feira (11). 

As fotos mostram a construção do túnel de serviço do T1 (Túnel 1), localizado no km 65. As escavações foram iniciadas em janeiro de 2018 e a estrutura conta com quase 3km de extensão. Para a Construtora Queiroz Galvão, responsável pela obra, o mais importante foi realizar esta conquista sem acidentes.

O novo trecho de serra da Tamoios contará com 22 kms de túneis e viadutos que funcionarão como pista de subida, enquanto a serra existente será operada como pista de descida. A previsão é de que as obras sejam concluídas em fevereiro de 2022.  Os projetos executivos e as licenças ambientais estão 100% atendidos. A fase agora é de aquisição e implantação dos sistemas eletromecânicos, além da finalização do restante dos serviços.