10 municípios da região se unem pela criação da Agência Ambiental do Vale do Paraíba

Grupo é composto por São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, Jambeiro, Paraibuna, Tremembé, São José do Barreiro e Bananal


Um grupo de 10 municípios do Vale do Paraíba assinou, na manhã desta sexta-feira (30), um protocolo de intenções para a criação da Agência Ambiental do Vale do Paraíba, que vai atuar exclusivamente na emissão de licenças ambientais. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, que está alinhada com a Cetesb, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e com a política pública de incentivos aos consórcios públicos divulgada pelo governo estadual.

Agência Ambiental funciona por meio de um consórcio intermunicipal formado inicialmente por São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, Jambeiro, Paraibuna, Tremembé, Pindamonhangaba, São José do Barreiro e Bananal. Além deles, outros municípios também poderão participar futuramente. 

Na prática, a Agência vai emitir licença ambiental para projetos locais de baixo, médio e alto impactos (que hoje são emitidas pela Cetesb) ao mesmo tempo em que atende às necessidades locais de alguns municípios que não teriam estrutura própria para fazê-lo individualmente.

As licenças podem ser concedidas para obras públicas e privadas (comércio e indústria). O pedido será cadastrado em uma plataforma eletrônica específica e vai receber análise técnica e parecer feito por equipe própria composta por especialistas que serão contratados por concurso público. 

Ganhos

Em caso de aprovação, o consórcio também vai fiscalizar o cumprimento das medidas mitigadoras e compensatórias. Esse processo vai proporcionar ganhos significativos em termos dos tempos de tramitação e no conhecimento ambiental específico para a realidade da região.

A previsão inicial é de lançar a Agência Ambiental em setembro. Ela vai funcionar como uma associação pública, com Conselho Fiscal e de Controle Social, e com acesso total de seus atos pelo Ministério Público.