O fim de semana que antecede o feriado prolongado da Proclamação da República foi de movimento no Santuário Nacional. Cerca de 285 mil peregrinos passaram pela Basílica de Aparecida durante os dois dias. Deste número, mais de 172 mil marcaram presença no maior templo mariano do mundo só no domingo (11), dia de maior movimento do ano de 2018 até o momento.
Os portões do estacionamento da Basílica, considerado o maior aberto da América Latina, precisaram ser fechados por volta das 9h30 pela primeira vez, permanecendo assim por cerca de 15 minutos. As entradas foram fechadas novamente outras duas vezes, sendo reabertas definitivamente às 12h, após cerca de uma hora e meia.
As sete celebrações que aconteceram ao longo do dia contaram com grande adesão dos devotos, que participaram lotando a Basílica. Só na principal missa do dia, ás 8h, quase 90 grupos de romarias registraram sua presença. O maior deles foi de fiéis ligados à Congregação Mariana, com mais de cinco mil participantes.
Historicamente, o segundo semestre é sempre o período mais movimentado do Santuário, equivalendo a 60% do público acolhido pelo maior templo mariano durante o ano. Os números indicam que a concentração é ainda maior nos últimos três meses do período. Inclusive, o dia de maior movimentação da história do Santuário foi em 14 de novembro de 2010, com 245 mil visitantes.
Para este ano, a expectativa é de que durante todo o feriado prolongado da Proclamação da República, quase 400 mil fiéis marquem presença na Basílica. Só para o dia 15, a estimativa é de que cerca de 92 mil pessoas realizem sua romaria.