O caldo de carne é um ingrediente bastante utilizado na culinária brasileira, mas seu uso costuma se limitar a algumas receitas básicas que, no geral, não chegam a explorar totalmente seu potencial. Seja industrializado ou preparado de forma caseira, o que torna esse caldo tão especial é sua versatilidade, podendo ser utilizado em uma vasta gama de receitas para agregar mais sabor à refeição.
O ingrediente vai muito bem com sopas, risotos, molhos e diversos outros pratos que estão presentes com frequência nos lares brasileiros. A seguir, confira algumas receitas que fogem do básico e exploram novas formas de utilizar o caldo de carne no dia a dia:
Talharim à bolonhesa
O caldo de carne também vai muito bem com massas, especialmente quando o prato também acompanha algum tipo de carne, como a bolonhesa. O talharim à bolonhesa é um prato saboroso e simples de preparar, podendo ficar ainda melhor com a adição do ingrediente.
O prato é simples e leva menos de meia hora para ser preparado. Além do macarrão talharim, será necessário apenas molho de tomate, carne moída, cebola e temperos a gosto para preparar o molho à bolonhesa. O caldo de carne deve ser frito junto da carne moída e depois reunido com o restante dos ingredientes no preparo do molho.
O talharim à bolonhesa rende até cinco porções e cai bem em qualquer refeição.
Bife à milanesa
Quando o destaque da refeição é um bom bife, dificilmente pensamos em adicionar o caldo, mas o resultado pode ser surpreendente! O bife à milanesa é uma das melhores opções nesse quesito, já que é uma receita que utiliza outros ingredientes e previne que a carne fique muito salgada.
Para isso, basta deixar o bife descansando em um recipiente com o caldo dissolvido em água. Depois, é só preparar como de costume, banhando a carne em clara de ovo, passando na farinha de rosca e por fim fritando.
Risoto do Brasil
Um bom risoto com um sabor carregado nunca deixa a desejar! O risoto do Brasil utiliza ingredientes como carne seca, abóbora e queijo, podendo harmonizar perfeitamente com a adição do caldo de carne, que reforça o sabor da carne seca.
O prato em si pode ser finalizado em apenas 30 minutos, enquanto o caldo precisa ser adicionado no momento do preparo da carne seca. Essa é mais uma receita com caldo de carne bastante diferenciada para inovar no cardápio cotidiano e em reuniões familiares.