5 questões burocráticas que podem ser resolvidas online

Débitos com automóvel, agendamento de passaporte, denúncia para o Ministério Público e declaração de imposto de renda podem ser feitos por meio da internet



Resolver questões burocráticas é sempre uma dor de cabeça. Filas intermináveis e demora no atendimento são alguns dos problemas, sem contar o tempo que você gasta se deslocando até o local onde essas questões podem ser solucionadas. Algumas dessas burocracias, no entanto, podem ser resolvidas por meio da internet. Conheça cinco desses serviços:

1. Serviços de despachante
Consultar os débitos do carro e realizar trâmites relacionados com automóveis são burocracias que podem ser resolvidas de forma online. Um despachante online vai te ajudar com essas questões de ordem prática e de regularização do veículo de forma prática e fácil. Nesses casos geralmente é possível fazer o emplacamento e transferência do veículo, além de emitir a segunda via do licenciamento.

2. Transferência e pontos da CNH
No site do Detran é possível realizar a transferência de pontos de uma carteira de habilitação para outra sem sair de casa. Para realizar essa operação, no entanto, você deve fazer um cadastro para obter um usuário e senha para acessar a plataforma. Também é possível transferir multas para outra pessoa, caso não tenha sido você que tenha cometido a infração de trânsito.

3. Agendamento de passaporte
Por meio do site da Polícia Federal, é possível fazer a solicitação de passaporte, informando alguns dados pessoais e documentos. Após a solicitação, você também pode realizar o agendamento no posto de expedição. Para tanto, é necessário ter concluído a solicitação, feito o pagamento da GRU correspondente e aguardado a compensação bancária.

4. Fazer denúncias ao Ministério Público
O Ministério Público defende os interesses da sociedade nos casos que envolvam órgãos, bens, serviços, verbas e direitos comuns que tenham sido desrespeitados por algum órgão público ou instituição privada. Danos ao meio ambiente, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, desrespeito e discriminação com uma coletividade de pessoas são só algumas das denúncias que podem ser feitas. Você pode, inclusive, enviar todas as informações por meio da internet. Entre no portal do MP no seu estado e faça a solicitação.

5. Declaração de imposto de renda
A declaração de imposto de renda também pode ser enviada pela internet. Antes era necessário baixar um programa, mas agora tudo pode ser feito de forma online, pela página do e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal). Para tanto, é preciso ter um certificado digital, uma espécie de identificação para pessoa física e jurídica do contribuinte.