Manifestações em todo o Brasil vão acontecer nesta terça-feira, 7 de setembro. Pessoas que apoiam o governo Bolsonaro e pessoas que são contra, devem protestar em diferentes cidades do país. Espera-se maior concentração de pessoas em São Paulo e Brasília.
Grupos organizados de São José dos Campos irão à capital paulista para participar do movimento.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, uma caravana está sendo preparada. Eles irão se concentrar em São Paulo no Vale do Anhangabaú, local destinado aos manifestantes contra o governo Bolsonaro.
"A população não aguenta mais esse cenário de fome, desemprego, corrupção, inflação e tantos outros problemas criados por esse governo criminoso", disse Wellen Gonçalves, presidente do sindicato.
Em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), caravanas sairão de São José dos Campos. Pelo menos 17 ônibus devem levar os grupos, que somam mais de 750 pessoas. A concentração será na Avenida Paulista.
"Nossa expectativa é acabar com esse clima de insegurança, colocando em pauta a verdadeira democracia, que consiste em respeitar as diversas opiniões. Queremos um país livre, com independência dos poderes, onde o Judiciário permita que o Executivo trabalhe", disse a organizadora da caravana, Juciane Cunha.
Atos na região
Vários movimentos devem acontecer em inúmeras cidades da região a favor e contra o governo federal nesta terça-feira (7).
Em São José dos Campos uma manifestação a favor do presidente Bolsonaro está marcada para às 10h, organizado por grupos de direta e pela deputada estadual, Letícia Aguiar (PSL). O ato será em frente ao Parque Vicentina Aranha.
Taubaté terá manifestação contra o governo Bolsonaro com início programado para às 14h na Praça da Eletro (Monsenhor Silva Barros). A organização é de partidos e movimentos.
Em Guaratinguetá haverá uma carreata a favor do presidente Bolsonaro. A concentração vai acontecer na Avenida Presidente Vargas, Bosque, às 9h com saída às 10h.
Em Ilhabela acontece a partir das 15h um ato contra o presidente Bolsonaro. A concentração será na Praça da Mangueira.
Riscos
Muito se discute sobre possíveis confrontos durante os atos neste Dia da Independência do Brasil, principalmente em São Paulo e Brasília.
A Embaixada dos Estados Unidos alertou, através das redes sociais, no último dia 3, seus cidadãos que estão no Brasil sobre manifestações que irão acontecer nesta terça-feira (7).
"A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil alerta os cidadãos dos Estados Unidos para evitar áreas em torno de protestos e manifestações, já que mesmo manifestações destinadas a serem pacíficas podem se tornar conflitantes", diz o comunicado.
Um documento emitido por ex-presidentes, parlamentares e ministros de 26 países, com mais de 150 assinaturas de autoridades mundiais, foi publicado nesta segunda-feira (6) sobre os atos de 7 de setembro no Brasil, convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles disseram que as manifestações representam uma "insurreição" que colocará "em risco" a democracia no Brasil.
"Nós, representantes eleitos e líderes de todo o mundo, soamos o alarme: Em 7 de setembro de 2021, uma possível insurreição colocará em perigo a democracia no Brasil", diz a carta, publicada pela rede global Progressive International.