A primavera chegou: como manter a qualidade do ar em casa

Para evitar doenças respiratórias, confira algumas dicas simples


Com a chegada da época das flores, a primavera, as vegetações ficam mais vistosas e as flores desabrocham, tornando as ruas mais coloridas. Embora seja uma das épocas mais bonitas do ano para ver e fotografar, a primavera também é um período marcado pelo aumento de doenças alérgicas respiratórias, devido ao fato de haver mais pólen no ar para a reprodução das plantas, mas também pelo aumento de temperatura, em conjunto com a alta umidade da estação, o que propicia a proliferação de fungos e ácaros.

Para evitar alergias e doenças respiratórias durante esse período, existem alguns truques para manter a qualidade do ar. Confira algumas dicas simples de como manter o ar da residência com uma boa qualidade durante a primavera.

Utilize umidificadores

Os umidificadores de ar possuem diversas funções, além de evitar o ar seco. Eles são muito indicados para casas com pessoas alérgicas; ao umidificar e circular o ar, os aparelhos esterilizam e hidratam o ambiente. Pelo fato de serem circuladores de ar, eles têm a capacidade de reter partículas de pólen, poeira, poluição e microrganismos que estejam em suspensão. Seu consumo elétrico é baixo e normalmente são compactos, mas são  capazes de rapidamente deixar o ambiente mais confortável para respirar.

Mantenha a casa limpa

A limpeza da casa é um dos fatores mais essenciais para a manutenção e renovação do ar em ambientes fechados. Em países do Hemisfério Norte, essa prática é chamada de "Spring Cleaning", ou Limpeza da Primavera, e esse ritual serve para evitar que o mofo se instale na casa, devido à estação anterior, o inverno, necessitar que as casas fiquem muito tempo fechadas e com pouca renovação de ar.

É recomendado que a limpeza da casa seja feita dos pisos superiores para os inferiores e, em cada ambiente, iniciando pelo topo dos móveis até chegar ao chão; utilizar lenços e panos umedecidos ajuda a evitar que o pó se espalhe pelo ambiente durante a limpeza. Após uma boa faxina, o ambiente fica mais leve e com cheirinho de limão, lavanda, frutas cítricas, entre outros.

Ar-condicionado

Muitos aparelhos de ar-condicionado mais modernos já possuem a função de umidificador instalada neles, eliminando a necessidade de ligar dois aparelhos. Isso porque o ar-condicionado costuma deixar o ar do ambiente mais seco; já com essa função é possível utilizá-lo para manter uma temperatura ideal, sem se preocupar em prejudicar a qualidade do ar. Vale lembrar que a manutenção dos filtros deve ser feita com frequência, para evitar que o aparelho fique entupido e perca eficiência.

Cuidado com a área externa da residência

Caso a casa ou o apartamento tenha ambientes externos como varanda ou jardim, é preciso fazer a manutenção dessas áreas, para evitar que causem reações alérgicas. Em varandas, é importante manter o ambiente limpo e livre de pó; ao passear pela área, os calçados podem trazer as partículas para dentro da residência e prejudicar a qualidade do ar.

Já jardins e gramados devem ser aparados com frequência, e caso existam plantas que produzem muito pólen, elas devem ser podadas, ou, em casos extremos, transportadas para algum lugar mais afastado da casa, para evitar que o mínimo de pólen entre na residência.