Quem não gosta de dormir após um dia cansativo? Porém, muitas vezes somos acordados de madrugada por inúmeros motivos, impactando na qualidade do sono. Desde animais brigando no telhado da casa, a ansiedade por algum evento que ocorreu, ou que ainda vai acontecer, e até mesmo uma claridade incômoda.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado em março de 2023, 72% dos brasileiros sofrem de alguma doença do sono. Mas isso não quer dizer que não existam formas de fazer com que as pessoas diminuam um pouco os efeitos desses males em suas vidas.
Por conta disso, separamos algumas dicas para quem está com dificuldades para dormir depois de acordar de madrugada que são realmente eficazes para trazer de volta o prazer de uma boa noite de sono.
Meditações podem ajudar
Não é necessário ser um praticante desta arte para conseguir usufruir dos benefícios que ela traz para o seu dia a dia. Atualmente, estão disponíveis diversos meios de conseguir formatos de meditação guiada que servem como uma luva para iniciantes.
Isso porque, ao longo do período de meditação, a instrutora ou instrutor vai te guiando no processo de relaxamento do seu corpo e mente. O ideal é encontrar uma meditação que mais se encaixe no seu perfil e colocá-la de acordo com a programação desejada para que assim não seja necessário você acordar para desligá-la e voltar a dormir.
Adapte o seu quarto
Se você anda acordando no meio da noite repetidas vezes, o problema pode estar na forma como as coisas estão dispostas dentro do seu quarto. Isso porque existem três fatores que influenciam para uma boa qualidade de sono, como barulho, iluminação e temperatura, por exemplo.
Barulho: Quando o ambiente é muito barulhento é mais difícil de conseguir relaxar a sua mente e corpo para conseguir uma noite de sono tranquila. Por conta disso, procure isolar o seu quarto o máximo possível de ruídos que possam fazer que você acorde no meio da noite.
Iluminação: A iluminação também pode impactar na qualidade do sono. Um ambiente muito claro pode fazer com que o nosso cérebro identifique que não está na hora de dormir, afinal de contas claridade pode ser entendida como se ainda fosse dia. O ideal é selar o seu quarto contra todo o tipo de claridade, passando a mensagem para o seu cérebro que está na hora de dormir.
Temperatura: Por último, mas não menos importante, a temperatura é um fator ideal para se levar em consideração. É praticamente impossível se sentir confortável em um ambiente muito gelado ou muito quente. Portanto, o ideal é encontrar uma temperatura ambiente que fique mais confortável para que você consiga dormir com mais qualidade.
O problema pode estar na sua cama
É muito comum acharmos que o último lugar onde encontramos problemas para dormir, seja em nossa cama. Entretanto, uma cama de péssima qualidade pode fazer com que o momento de relaxamento se torne uma tortura.
Os motivos podem ser variados, desde o afundamento do colchão, resultando em dores no corpo, principalmente nas costas, ou também a falta de higienização, tornando ele fétido e até mesmo com uma aparência desconfortável.
Por conta disso, optar por uma cama de qualidade e um colchão king size Ortobom, por exemplo, pode trazer melhoras significativas para a sua rotina noturna. Isso porque o tamanho permite que você fique mais à vontade, principalmente se você dorme com outra pessoa, distribuindo melhor o espaço na cama e permitindo uma flexibilidade muito maior.