Acordo garante emprego para 50 trabalhadores na Gerdau

Negociação alcançou condição melhor do que a que foi proposta inicialmente pelo governo e será aplicada para funcionários do grupo de risco


Um grupo de trabalhadores da Gerdau de Pindamonhangaba aprovou em assembleia nessa terça-feira (8), um acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a direção da empresa para suspensão dos contratos de trabalho. A Gerdau atua no ramo do aço e tem cerca de 2.300 funcionários em Pindamonhangaba.

A medida será aplicada para 50 funcionários que fazem parte do chamado grupo de risco da pandemia de Covid-19 e que ainda não podem retornar para a fábrica. A assembleia foi organizada na sede do sindicato, respeitando as medidas de prevenção da pandemia, com controle de acesso, em ambiente arejado, oferta de álcool gel e distanciamento nos assentos.

Segundo o sindicato, o acordo é melhor do que a Medida Provisória nº1.045, uma vez que os funcionários terão a garantia de receber no mínimo 80% do salário líquido, os descontos de convênio médico e cooperativa de crédito serão congelados, e o 13º salário será pago de forma integral, além da garantia de emprego por mais três meses após o fim da medida.