Em São José dos Campos, o Festival de Curtas "Jovens Protagonistas" da organização Celebreiros, contou com a participação de trinta e cinco alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).
O projeto teve início em julho com aulas sobre audiovisual para crianças e adolescentes de até 14 anos. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Celebreiros e contou com o apoio dos educadores de Comunicação e Uso de Mídias da Fundhas.
As aulas foram realizadas todas às terças-feiras, com orientações sobre uso de câmera, direção, iluminação e roteiro de documentários e reportagens jornalísticas.
O resultado foi apresentado no Festival de Curtas, no Parque da Cidade. Cinco produções foram premiadas, sendo três de alunos da Fundação.
Para Letícia Vitória Pereira da Costa, de 13 anos, o projeto foi "transformador". Para ela, a participação foi enriquecedora principalmente por abordar temáticas relacionadas às reduções das desigualdades no planeta.
Em primeiro lugar, o documentário "Nós exigimos respeito", representou uma conquista social muito importante para os alunos. "Acho que o projeto me ensinou a ser mais humana, as diferenças afetam a todos e isso é muito triste", conta Letícia.
A jovem ainda compartilhou dizendo que o maior desafio do grupo foi superar os medos e inseguranças diante das câmeras.
"Tivemos algumas pessoas que tiveram dificuldades ou vergonha, e quando um amigo sente, todos sentem também e eu procurei ajudar e incentivar", disse.
Para Yago Cristiano Veiga de Barros, a principal lição, além do conhecimento técnico, foi perceber, por meio das entrevistas, o que cada pessoa passa e sente. "Às vezes não sabemos, mas o que falamos pode ser bullying ou preconceito", reforça.
Os curtas premiados estão disponíveis no site do Canal Plural, TV Comunitária. As atividades serão realizadas até o mês novembro com novas produções.