Alunos de jornalismo do Unifatea promovem discussão sobre valor da vida e o consumo de violência

A 5ª edição do 'Em Pauta' foi um sucesso e recebeu elogios do público presente


Na última sexta-feira (14), o Teatro Teresa D'Ávila foi palco de uma discussão sobre o valor da vida e o consumo de violência, em evento produzido pelos alunos do 5º período de jornalismo do Unifatea. O Em Pauta 2019 recebeu três importantes convidados para falar sobre "A sociedade do espetáculo". Com cenário minimalista e teatro lotado, o evento foi elogiado pelos alunos da instituição e convidados presentes.

O coordenador dos cursos de comunicação do Centro Universitário Teresa D'Ávila, Prof. Me. Miguel Júnior, ficou satisfeito com o desempenho dos alunos. "Um Em Pauta não pode ser pior do que o outro, então a cada ano eles conseguem se superar com temáticas relevantes, reflexivas e de inclusão, para fazer com que a sociedade continue a pensar sobre temas importantes que muitas vezes passam desapercebidos no cotidiano", completou.

Os três escolhidos para falar do assunto foram figuras do Vale do Paraíba, envolvidos com o assunto, são eles: Márcio Campos, jornalista da TV Band, Filipe Chicarino, repórter da TV Tribuna, filial do SBT no Espírito Santo e Cláudia Ribeiro, professora e historiadora.

Apesar de se tratar de um tema pesado, a forma como foi conduzido deixou o público confortável e atento à discussão. A historiadora Cláudia Ribeiro pontuou a importância de falar sobre a violência, uma vez que o assunto ainda é muito mascarado. "Precisamos falar sobre violência, porque ela é uma construção social, e nós só conseguimos superar os problemas sociais quando eles são colocados em pauta", pontuou a professora.

Márcio Campos, autor do livro "A tragédia de Eloá: uma sucessão de erros", falou sobre sua experiência no jornalismo, reforçando a importância da ética na profissão. "Vida não tem preço, mas a vida paga um preço muito caro pela irresponsabilidade das pessoas", concluiu o repórter.

Entre os três convidados, um destaque para o ex-aluno da instituição, Filipe Chicarino, formado em 2009 e que hoje atua como repórter no Espírito Santo, trouxe aos alunos sua realidade em outro estado, que também é tema de sua pesquisa de mestrado. "Estou feliz demais de estar aqui no ano em que eu completo dez anos de formado no Unifatea, voltando onde tudo começou", disse Chicarino.

O Em Pauta é um projeto integralmente desenvolvido pelos alunos e faz parte da grade curricular do curso. São eles que buscam convidados, patrocinadores e colocam em prática todo o aprendizado adquirido durante em sala de aula.

O evento é produzido anualmente pelos alunos do 5º período de Jornalismo do Centro Universitário Teresa D'Ávila.O evento é produzido anualmente pelos alunos do 5º período de Jornalismo do Centro Universitário Teresa D'Ávila. (Foto : Divulgação/Em Pauta)