O projeto "Coro Jovem de Jacarehy - Do Clássico ao Pop", apoiado pela Suzano por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de Jacareí (SP), terá uma atração especial no dia 28 de julho: o maestro Marco Aurélio Xavier, regente do renomado coral das Meninas Cantoras de Petrópolis e um dos mais experientes profissionais da área no país. Nessa data ele fará um concerto e participará de bate-papo aberto ao público no auditório da Secretaria de Educação de Jacareí, a partir das 19h, com entrada gratuita.
O evento fecha com "chave de ouro" a vinda do maestro a Jacareí. Nos dias 26 e 27 ele comandará uma masterclass e aulas individuais para os 37 jovens que participam do projeto - uma parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, que pelo segundo ano consecutivo oferece aulas e ensaios com profissionais da área com o objetivo de oferecer educação musical aos jovens. O projeto visa preparar o grupo para um ciclo de apresentações na cidade, no final do ano.
"A presença de uma referência da música mundial como o maestro Marco Aurélio Xavier traz um retorno inestimável para os jovens, que poderão interagir com ele por alguns dias, tornando ainda mais rico o aprendizado adquirido no projeto, iniciado com sucesso no ano passado e que está trazendo uma nova perspectiva para os alunos, tanto no lado profissional quanto no pessoal", afirma o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Jacareí, Israel Batista Gabriel.
Celebrando 59 anos de carreira, o maestro se mostrou animado com a participação no evento e elogiou a evolução do Coro. "Recebi vídeos de apresentações do Coro Jovem de Jacarehy e fiquei surpreso com o bom nível, já que existe há pouco tempo. O trabalho de um coral deve ser intenso. Com as meninas de Petrópolis, por exemplo, são três anos de curso preparatório até integrarem o grupo. Por isso, gostei bastante da sonoridade que o grupo de Jacareí já conseguiu atingir", comentou Marco Aurélio Xavier.
Para ele, eventos como esses são fundamentais no desenvolvimento dos jovens talentos. "Sempre me perguntam o que é preciso para formar um coro de qualidade, mas não existe um manual. É preciso estudar, ler, fazer cursos. Em Jacareí, vou passar um pouco da técnica e do que aprendi ao longo dos anos. A música tem o poder de desembrutecer os corações, algo importante nos dias de hoje, em que o dom de ouvir, ver e sentir está se perdendo. Ela torna as pessoas melhores", afirmou.
Responsável pelo convite ao maestro, o regente do Coro Jovem de Jacarehy, Rodrigo Rangel, destacou a possibilidade de aprendizado no convívio com um grande nome da música. "O trabalho do maestro é uma inspiração para nós e foi muito gratificante vê-lo aceitar o convite para participar dessas atividades. Costumo enviar gravações do Coro Jovem para alguns profissionais avaliarem e foi assim que estreitei o contato com ele, que foi muito solícito. O evento do dia 28 será uma roda de conversa, voltada também para pessoas que não são da área", diz.
Segundo ele, as atividades desenvolvidas com o grupo desde maio, com aulas individuais e ensaios gerais aos sábados, estão trazendo resultados gratificantes. "Os jovens desenvolvem rapidamente seu lado artístico e também estão tendo apoio social. Tivemos a presença de uma psicóloga, que conversou sobre temas sensíveis neste momento, como escolha de carreira, desemprego e depressão. Percebemos que os alunos estão felizes em aprender", afirma o maestro, que conta com o apoio da pianista e professora de canto Shell Colombani nas aulas e ensaios.
Referência
O maestro Marco Aurélio Xavier é discípulo de nomes como Arnaldo Estrella (piano) e Ester Scliar (harmonia, análise e composição), tendo feito especialização em técnica vocal, regência e formação coral na Europa. Cumpriu estágios em instituições tradicionais, entre elas os "Meninos Cantores da Catedral de Regensburg", "Meninos Cantores de Tölz" (ambos na Alemanha), "Meninos Cantores de Viena" (Áustria) e "Coro Pontifício da Capela Sistina" (Itália), oportunidade em que teve como mestres Georg Ratzinger, Hans Gillesberger e Gerard Schmidt-Gaden.
O ponto alto, em termos de formação de vozes e técnica coral, foi a participação no coro de "Meninos Cantores da Abadia de Montserrat", reconhecido por "L'Escolania de Montserrat" - Coro de Meninos, atuante desde o século 9 em Barcelona (Espanha).
Concerto do Coro Jovem de Jacarehy - Do Clássico ao Pop
Data: 28 de julho
Horário: 19h
Local: Auditório da Secretaria de Educação de Jacareí (Rua Lamartine Delamare, 69, Centro)