Durante fiscalização de criador amador de passeriformes na tarde dessa segunda-feira (26), pelo bairro Uirá, a equipe do policiamento ambiental encontrou, 02 (dois) Ring Neck, 01 (um) Agapornis , 01 (um) Sabiá-pardo e 02 (dois) Papagaio Verdadeiro, mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.
Para os dois Papagaios o proprietário apresentou uma nota fiscal, que em consulta apresentou indícios de ser falsa tendo divergência no ano da compra com o ano da possível autorização.
Já o plantel do criador não foi encontrado nenhuma ave, e as aves exóticas não possuíam comprovação de origem e nem autorização. Ele foi autuado em R$2.600,00 (Dois mil e seiscentos reais) por introduzir 03 aves exóticas no Estado de São Paulo sem parecer técnico e em R$1.500,00 (Mil e quinhentos reais) por ter em cativeiro 03 aves da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão ambiental competente.
A ocorrência foi apresentada no distrito policial onde a nota fiscal ficou apreendida para perícia, o homem foi ouvido e liberado. As aves apreendidas serão destinadas ao CETAS IBAMA.