No próximo dia 25 de junho os Bondinhos Aéreos de Aparecida vão completar cinco anos de funcionamento. Nesse período, o sistema de transporte via cabos já levou, com conforto e segurança, mais de 3 milhões de peregrinos pelo trajeto entre a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida e o Morro do Cruzeiro.
A programação de aniversário dos Bondinhos vai contar com uma exposição de fotos sobre a Via Sacra, o lançamento de um documentário contanto a história do Morro do Cruzeiro e uma promoção especial para os romeiros e moradores da região.
Exposição
Disposta no saguão térreo da torre mirante, a exposição "A Via Sacra do Morro do Cruzeiro" conta com 18 fotografias, que apresentam um pouco da história do local, que se tornou famoso por ser palco todos os anos das celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, em Aparecida.
O acervo pertence ao CDM (Centro de Documentação e Memória) do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Nas imagens, algumas em preto e branco, os visitantes poderão ver registros da primeira Cruz fixada no topo do morro, bem como as primeiras Via Sacras realizadas por moradores e romeiros.
Documentário
Com o objetivo de também contar a história deste importante ponto de peregrinação do Santuário Nacional, o documentário "Bondinhos - 5 anos" vai apresentar detalhes sobre a história do Morro do Cruzeiro, destacando sobre as primeiras peregrinações, as obras de melhorias realizadas ao longo dos anos e a inauguração dos Bondinhos e da Torre Mirante.
O vídeo de cerca de 4 minutos conta com depoimentos do Padre Eduardo Catalfo, Reitor do Santuário Nacional, Padre Luiz Claudio Alves de Macedo, Ecônomo do Santuário, da historiadora Tereza Pasin, além de funcionários e outras pessoas envolvidas no projeto. O trabalho será exibido a partir do dia 25 de junho, nas redes sociais dos Bondinhos.
Promoção
Ainda em comemoração ao aniversário de cinco anos dos Bondinhos, no dia 26 junho, quarta-feira, o passeio completo do atrativo (Bondinhos e Torre Mirante) terá a tarifa única especial de R$10,00, para todos os visitantes, incluindo romeiros e moradores da região.
Acessibilidade
Além de permitir uma experiência única pelos céus da Capital Mariana do Brasil, o principal objetivo do teleférico é facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida ao Morro do Cruzeiro. O local é um importante ponto de peregrinação no município e, hoje, graças ao sistema, está integrado ao complexo do Santuário Nacional.
Ao todo, são 47 bondinhos que percorrem uma distância de 1,1 km de extensão, a uma altura de 120 metros, possibilitando aos visitantes uma experiência única, com conforto e segurança.
No Morro do Cruzeiro, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da cidade de Aparecida, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360° de toda região.
A subida ao espaço é feita por dois elevadores, que garantem total acessibilidade aos peregrinos de todas as idades. No topo da estrutura, uma cruz de 20 metros simboliza o monumento de fé e devoção para os romeiros que visitam o Santuário.