Bursite no quadril pode estar relacionada com sedentarismo

Ficar sentado durante horas pode pressionar de forma excessiva as articulações


A bursite de quadril é uma inflamação em uma espécie de bolsa de líquidos e terminações nervosas chamada de bursa, cuja função é impedir que haja atrito entre os ossos e os músculos de uma determinada região. Ocorre mais em pessoas que realizam movimentos repetitivos, mas no caso do quadril, também pode acontecer com pessoas sedentárias. Em outros casos, a condição pode ser provocada por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou por infecção.

Alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da bursite. Pessoas mais velhas possuem mais chances de sofrer com o problema, bem como indivíduos que trabalham em atividades com movimentos repetitivos ou tarefas que exerçam excessiva pressão sobre uma articulação. É justamente essa pressão involuntária que pode acometer os sedentários.

Ficar sentado por longas horas e na mesma posição é prejudicial não só para o organismo de forma geral, mas também pode colaborar para o surgimento da bursite no quadril. Esse hábito é propício para a inflamação da bursa. Inicialmente, quem sofre com essa condição pode sentir poucas dores, mas elas se acentuam ao longo do tempo.

Muitos corredores iniciantes podem vir a desenvolver bursite por sair direto do sedentarismo para uma prática exacerbada de exercícios. É por este motivo que é importante procurar um profissional da saúde ou um educador físico para uma avaliação sobre suas atuais condições físicas. 

Para não provocar outras lesões, também é necessário adquirir um calçado próprio para a atividade, como um air max 270 ou qualquer outro tênis próprio para a corrida. Lembre-se de que nem sempre aquele com o maior amortecimento é o mais indicado para suas necessidades. É imprescindível fazer uma análise minuciosa para entender os prós e contras de cada calçado de corrida antes de decidir por algum específico.

A bursite é um problema comum. Mas, com alguns passos, pode ser evitada. Procure um profissional para verificar as atuais condições do seu corpo antes de começar a se exercitar. Se sair do sedentarismo para começar a fazer atividades físicas, comece com intensidade menor e aumente conforme você se sentir confortável. Para quem trabalha em escritório, o ideal é fazer pausas e levantar para caminhar com maior frequência -- o principal é não ficar na mesma posição durante horas.