A Prefeitura de Caçapava está lançando, neste mês, a Campanha para o Registro Geral de Animais (RGA). O objetivo é fazer o levantamento de todos os cães e gatos do município, uma espécie de censo de animais. A partir disso, será criado um banco de dados com informações que vão permitir a criação de políticas públicas voltadas para o setor.
A campanha em Caçapava vai ao encontro das diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e também em consonância com a Lei 3.747, que coloca a ação como objetivo básico para ações de controle. O início das ações aconteceu nesta segunda (17), na Praça da Vila Menino Jesus, das 9h às 12h. A segunda ação acontece no dia 19, quarta, na Praça da Piedade, das 9h às 12h, e no dia 21 de julho, será realizado o cadastramento na Praça da Bandeira, das 9h às 12h.
Para realizar o cadastro, o tutor do animal deve apresentar RG, comprovante de endereço (podendo ser o original), carteira de vacina (caso tenha) e comprovante de castração (caso tenha). Devem ser cadastrados todos os animais, mesmo aqueles que foram castrados pelo Município. Neste último caso, se faz necessária a apresentação para o cadastramento para que os dados sejam inseridos no microchip que o animal recebeu na hora da castração.
Aos tutores que cadastrarem seus animais será entregue o comprovante do RGA. A ideia é estimular a população a manter o número do registro na coleira dos animais. Dessa forma, facilita em caso de animais perdidos. O RGA também vai ajudar a estabelecer as estratégias de castração, que prevê uma porcentagem mínima de 5% de castrações ao ano para o controle populacional eficaz, no período de dez anos.
Após as ações pontuais no mês de julho, os tutores que não tiverem feito o cadastramento poderão fazê-lo diretamente na Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.