Caçapava no escuro: População reclama da falta de iluminação pública em diversos bairros da cidade

Moradores relataram que postes estão sem iluminação há meses, o que gera medo e falta de segurança; projeto de lei que cria tributo para custear a iluminação pública está em tramitação no Legislativo.


Rua José Bonani, Jardim Itamaraty. Moradores vivem com medo diante da falta de segurança. Rua José Bonani, Jardim Itamaraty. Moradores vivem com medo diante da falta de segurança. (Foto : Divulgação)

Insegurança é a palavra correta para definir a situação de boa parte dos moradores de Caçapava. Isso porque eles convivem com a falta de iluminação pública, gerando um grande receio.

Neste último fim de semana, moradores publicaram nas redes sociais um "pedido de socorro" para o recorrente problema das ruas escuras. O medo toma conta ao anoitecer.

A professora Eliane Fujarra, moradora da Rua Arthur de Oliveira Porto, localizada bairro Jardim Rafael, é testemunha da escuridão que enfrenta todos os dias ao chegar em casa. 

"Fico bastante temerosa. Dá bastante insegurança porque é totalmente escuro. Até você abrir o portão, não sabemos se alguém está escondido ali. É tão escuro que nem pelas câmeras conseguimos visualizar direito", disse a professora.


Para a comerciante Marlene Diniz, a história não é diferente. Ela, que reside na Rua José Bonani, no Jardim Itamaraty, também enfrenta o medo com a falta da iluminação pública.

"Estamos com seis postes sem iluminação há quatro meses. É um perigo! Não saio de casa porque tenho medo. Na escuridão, corremos risco", disse Marlene.

Inúmeros bairros que foram afetados pela falta de iluminação pública, gerou reclamações de usuários nas redes sociais. Moradores da Vila Perinho, Vila Naly, Jardim Itamaraty, Vila Paraíba, Jardim Shangri-lá, Sapé II, Vila Favorino, Caçapava Velha, entre outros bairros, estão furiosos e temendo pela segurança.

Nas redes sociais, moradores reclamam de falta de iluminação pública em diversos bairros. Nas redes sociais, moradores reclamam de falta de iluminação pública em diversos bairros. (Foto : Divulgação)

Nas redes sociais, moradores reclamam de falta de iluminação pública em diversos bairros. Nas redes sociais, moradores reclamam de falta de iluminação pública em diversos bairros. (Foto : Divulgação)

Nas redes sociais, moradores reclamam de falta de iluminação pública em diversos bairros. Nas redes sociais, moradores reclamam de falta de iluminação pública em diversos bairros. (Foto : Divulgação)


Dificuldade de atuação da PM


Para o capitão da Polícia Militar responsável por Caçapava, Sandro Vasconcellos, a falta da iluminação pública dificulta o trabalho da PM.

"Um ponto de ônibus que está pouco iluminado, facilita a ação do criminoso. Até para as outras pessoas que estiverem vendo o fato delituoso e forem ligar para o [telefone de emergência da PM] 190, dificulta passar as características do indivíduo criminoso que está cometendo o roubo ou furto para que as viaturas possam patrulhar. Agora, um local bem iluminado, primeiro que já inibe a ação do meliante e, segundo, que facilita a gente saber as características ou até mesmo na hora da abordagem", explicou Vasconcellos.


Contribuição 

A Prefeitura de Caçapava enviou um projeto de lei para a criação de uma Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para os moradores da cidade.

De acordo com o projeto, para que a população tenha uma iluminação "adequada", evitando problemas no trânsito e marginalidade, proporcionando maior segurança e tranquilidade, é preciso que o projeto seja aprovado.

O valor da contribuição, ainda de acordo com o projeto, será cobrado com base no cadastro de clientes da concessionária distribuidora de energia elétrica local, considerando a classe de atividade e faixa de consumo de energia elétrica do contribuinte, que varia de pagamento isento (baixa renda) até R$ 20. São José dos Campos, por exemplo, possui um valor máximo de contribuição de R$ 5, 12.

Nesta segunda-feira (23) o projeto será discutido em audiência pública na Câmara Municipal de Caçapava a partir das 18h com transmissão pela internet.

Revolta

Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e lutam para sobreviver com contas de água, luz, IPTU, aluguel. Em Caçapava, o projeto de lei para a criação da contribuição de iluminação pública, ou seja, mais um tributo, gerou revolta.


"Deviam ter é vergonha na cara de fazer um projeto desse", disse um usuário nas redes sociais. "Sai fora! Já pagamos muitos impostos e ainda quer que contribuímos com iluminação pública...se vira prefeita, vc (sic) foi eleita para solucionar problemas, não para nos trazer problemas", disse outro usuário da rede, com indignação.

População de Caçapava  se revolta com possível cobrança de contribuição de iluminação pública. População de Caçapava se revolta com possível cobrança de contribuição de iluminação pública. (Foto : Divulgação)

População de Caçapava  se revolta com possível cobrança de contribuição de iluminação pública. População de Caçapava se revolta com possível cobrança de contribuição de iluminação pública. (Foto : Divulgação)

Outro lado

Procurada para comentar o assunto sobre a falta de iluminação pública em vários bairros da cidade, a Prefeitura de Caçapava enviou uma nota onde afirma que o protocolo para manutenção dos postes da Rua Arhur de Oliveira Porto, localizada no Jardim Rafael,  aberto em janeiro deste ano, ou seja, há sete meses, será atendido em aproximadamente 15 dias. A justificativa foi a falta de materiais. Em relação ao Jardim Itamaraty, a prefeitura disse que o caso será solucionado ainda esta semana. A justificativa é que a causa das lâmpadas queimadas envolve a EDP, empresa responsável pela distribuição de energia. 

Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura de Caçapava informou que existe uma grande dificuldade em atender prontamente a todas as demandas por iluminação pública, já que existem mais de dois mil pontos de luz apagados, além de trabalhar com equipe reduzida e poucos recursos para atendimento

A nota termina ressaltando a importância do projeto de lei sobre a criação contribuição de iluminação pública, que está em tramitação no Legislativo. 

Nota da Prefeitura de Caçapava sobre a falta de iluminação pública na cidade. Nota da Prefeitura de Caçapava sobre a falta de iluminação pública na cidade. (Foto : Divulgação)

*Por Marcos Bulques