Caminhonetes: saiba se este modelo de carro é para você

É importante levar em conta uma série de fatores, como capacidade da caçamba e tipo de combustível de picapes


Para quem visa comprar uma caminhonete, também chamada de picape, vale prestar atenção nos modelos e nas diferenças entre eles. Devem ser avaliadas as necessidades e quais picapes seriam um bom investimento para determinado fim. Uma das primeiras perguntas a se fazer é o número de passageiros que pretende transportar. Existem versões com cabine dupla e estendida, onde se pode levar de duas a seis pessoas.

Além do número de passageiros, que é fundamental na hora da definição do modelo, é necessário também analisar o tipo de combustível que a caminhonete precisa para funcionar. Os motores a diesel, por exemplo, são mais eficientes e são indicados para uso comercial. Por outro lado, os motores flex têm um valor menor do que os modelos a diesel.

Também se deve levar em conta o tamanho da caçamba na hora da decisão. Enquanto picapes pequenas carregam por volta de 500 kg, as médias alcançam 1.000 kg. É essencial calcular o quanto de material precisará carregar para investir na picape certa para o volume de carga que pretende transportar.

Já os acessórios influenciam no preço e devem também ser pesados quando for escolher. Suspensão com feixe de molas pode ser uma boa opção para quem for carregar bastante peso. Outros adicionais são direção hidráulica e ar-condicionado, por exemplo. Para quem pretende utilizar os veículos como meio de transporte, é possível colocar uma capota de fibra nas picapes.

Outro aspecto importante na decisão é avaliar o tipo de terreno que irá trafegar. Enquanto alguns modelos são melhores para trechos rurais, outros fluem melhor em todos os tipos de terreno. Os gastos com manutenção também devem ser incluídos na lista. Uma pesquisa de preços de peças, além dos impostos, ajuda a programar o futuro.

O preço do seguro também deve ser consultado antes, para que não se tenha surpresas depois. Por conta do crescente número de roubos de determinado modelo, o valor do seguro pode estar mais alto do que outro com menos casos. É possível fazer orçamentos para diferentes modelos, para que esse item entre em consideração no momento de fechar o negócio.

Ao comprar picapes usadas, a atenção deve ser redobrada. O ideal é fazer um check-up na suspensão para avaliar suas condições, além de verificar se há vazamento de óleo e também o estado dos pneus. É importante que um profissional da área faça uma avaliação completa, para que o negócio não acabe em uma grande dor de cabeça.