Câncer de mama também pode afetar animais

Doença atinge 45% das cadelas e 30% das gatas; donos precisam ter cuidados especiais para detectar sintomas


É necessários que os donos tenham cuidados especiais para prevençãoÉ necessários que os donos tenham cuidados especiais para prevenção (Foto : Divulgação)O mês de outubro marca diversas campanha de conscientização a prevenção e combate ao câncer de mama. O que pouca gente sabe é que os tumores de mama não afetam apenas os humanos, mas também é recorrente entre animais, principalmente cadelas e gatas.

Segundo o portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência do tumor em cadelas é de cerca de 45%, quase o dobro dos novos casos em mulheres. Já em gatas, aproximadamente 30% são diagnosticadas com a doença.

Para evitar o aumento dos casos entre os animais, os donos precisam de cuidados especiais, realizando o palpar nas mamas da cadela ou gata, procurando por nódulos e também com consultas regulares ao veterinário para exames rotineiros. Segundo a médica-veterinária Tatiane Antonioli, especialista em Oncologia animal, a principal causa do desenvolvimento está ligada as alterações hormonais.

"O uso de progestágenos (conhecidos como anticoncepcionais) é um dos principais fatores que aumenta o risco do surgimento da doença. A alimentação inadequada também pode ser decisiva para o aumento das chances da doença aparecer", explica a veterinária.

Ainda, de acordo com a médica-veterinária, quando os pets são castrados até o primeiro ano de vida, elas têm menos chance de desenvolver os tumores mamários. "A castração precoce é a melhor forma de prevenção. Se a cadela for castrada antes do primeiro cio, a chance de desenvolver neoplasias de mama é de 0,5%. Em gatas castradas antes dos 6 meses, a redução das ocorrências chega a 91%", explica.

Algumas raças são mais suscetíveis ao aparecimento desse tipo de tumor, como o Poodle, Cocker Spaniel, Yorkshire, Pastor Alemão e o Boxer. A doença ocorre principalmente entre as fases de meia-idade e a senilidade do animal, entre os 7 e 12 anos nas cadelas. Em gatas, a raça mais predisposta ao desenvolvimento do tumor é a Siamesa, com maior taxa de ocorrência entre os 10 e 12 anos.

Campanha
Durante esse mês, o Anima Hospital Veterinário de São José dos Campos realiza uma campanha especial pelo Outubro Rosa, com palpação das mamas das cadelas e gatas recebidas para qualquer tipo de procedimento, com a finalidade de ensinar seus responsáveis a maneira ideal de proceder essa avaliação.