Entre os dias 16 e 20 de agosto de 2021, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx) realiza a segunda fase da Operação Ricardo Kirk, em Taubaté. Sob coordenação do Ministério da Defesa e do Comando de Operações Terrestre (COTER), a atividade conjunta entre a Aviação do Exército, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, prevê o adestramento das tropas das três forças,em atividades com o uso da aeronave modelo H-225M e terá atividades de incursão aeromóvel noturna, simulando num contexto de situação tática a atuação de forma conjunta em atividades como o embarque e desembarque de tropas, entre outras tarefas de operação aeromóvel.
A primeira fase aconteceu na última semana de julho e proporcionou o nivelamento doutrinário das técnicas, táticas e procedimentos na condução de uma fração de helicópteros em voo pelas três Forças Armadas, com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN).
O objetivo do adestramento é garantir a interoperabilidade entre as forças, de forma que elas tenham as mesmas capacidades e possam atuar em sinergia.
Participam da atividade, aeronaves EC225M do 1º Batalhão de Aviação do Exército, do Esquadrão HU-2 da Marinha e do 3º/8º Grupo de Aviação da Força Aérea.