CenterVale Shopping incentiva a troca de experiências para o desenvolvimento profissional

Programa de gestão do conhecimento compartilhada promove a empatia entre a equipe e reflete em melhores resultados para o empreendimento


Por acreditar na força da troca de experiências para impulsionar a aprendizagem entre os seus colaboradores, a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país e administradora do CenterVale Shopping, criou em 2018 o programa 'Multiplicadores do Conhecimento'. A ideia é incentivar colaboradores que possuem habilidades específicas a compartilhá-las com os demais colegas de trabalho.

No CenterVale Shopping, o programa formou sua segunda turma em junho deste ano, com quatro participantes que se inscreveram voluntariamente na iniciativa. Eles frequentaram módulos preparatórios presenciais para desenvolver habilidades como didática e oratória, e participaram de cursos on-line disponibilizados pela própria rede, por meio da UAI (Universidade Ancar Ivanhoe).

A universidade corporativa é plataforma de desenvolvimento para 100% dos seus colaboradores. A ferramenta oferece cursos on-line e presenciais através de parcerias com as instituições Fundação Dom Cabral, Ibemec, Muttare, Affero Lab, Grupo Friedman e até Harvard. Na grade curricular estão qualificações em liderança, comercialização, operações e gestão do conhecimento. Ao todo, cerca de 3 mil funcionários de toda a rede são beneficiados com o projeto.

"Depois que os colaboradores encerraram todas as etapas preparatórias do 'Multiplicadores do Conhecimento', eles desenvolveram um treinamento que foi apresentado para uma banca avaliadora. A atividade possibilitou colocar em prática tudo o que aprenderam, exercitando a arte de falar em público, discursar com clareza e objetividade, e receber orientações dos avaliadores de como ter melhor desempenho", conta o superintendente do CenterVale Shopping, Gustavo Lima.

Depois de aprovados e com o certificado em mãos, eles têm a missão de aplicar os treinamentos para todo o time. O primeiro aconteceu no dia 27 de agosto, com o workshop "Mídias Sociais", no qual foi abordada a importância das mídias sociais como ferramenta de comunicação entre cliente e empresa.  Já em setembro, os temas serão "Liderança: Muito além da palavra" e "De olho no Mall"; em outubro, "Gestão financeira pessoal" e "Ergonomia no trabalho"; o último workshop será sobre "Dress Code", com data ainda em definição.

Gustavo Lima reforça que o 'Multiplicadores do Conhecimento' valoriza e dissemina o conhecimento tácito, aquele adquirido ao longo da vida dos colaboradores, por meio de um sistema de educação corporativa. "Estamos fortalecendo as competências dos funcionários, gerando valor ao negócio e proporcionando melhores resultados para empresa. A medida otimiza os processos de capacitação, formando um time de trabalho alinhado com as diretrizes da companhia e com visão ampla de mercado, o que traz benefícios para a empresa, para quem aplica e para quem recebe os treinamentos", finaliza.