Neste período de quarentena para conter o avanço do coronavírus, muitas pessoas tiveram que aderir ao regime de teletrabalho e agora estão diante de um novo desafio para cumprir seus compromissos profissionais sem sair de casa. Para encarar essa missão de maneira produtiva, tendo como prioridade manter o bem-estar e os cuidados com a saúde, selecionamos algumas dicas preparadas pela equipe da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Centro Paula Souza (CPS).
"O mais importante é que o profissional tenha em mente que o teletrabalho é possível de ser executado, mesmo por aqueles que nunca tiveram essa experiência. Para isso, é necessário uma maior dedicação ao tempo de aprendizagem das ferramentas de auxílio utilizadas pelas organizações", afirma a professora de Recursos Humanos e coordenadora do Projeto Pessoas da URH do CPS, Karen Fernandes.
Confira as principais recomendações:
1 - Procure seguir a rotina normalmente. Arrume-se pela manhã e vista roupas adequadas para trabalhar. Lembre-se que você pode ser chamado para uma teleconferência a qualquer momento. Além disso, não é saudável permanecer de pijama o dia inteiro.
2 - Escolha o lugar de trabalho. Dê preferência a uma mesa e cadeira. Trabalhar deitado na cama pode prejudicar a postura, provocar sonolência ou distrações.
3 - Mantenha o horário do expediente. Trabalhe e esteja disponível no mesmo período habitual. Faça a pausa do almoço e cumpra o ritmo até o final do expediente. Não é porque você está em casa que deve esquecer de ir embora do escritório ou da escola, certo?
4 - Faça a gestão do tempo. Divida as prioridades e urgências das atividades que podem esperar. Definir um padrão faz muita diferença para o sucesso do teletrabalho.
5 - Organize sua agenda de compromissos. Defina todas as reuniões e tarefas do dia e da semana. Existem diversas ferramentas online que podem ajudar no planejamento.
6 - Estabeleça cronogramas de tarefas e atividades. Estipule prazos para conclusão e separe metas individuais das metas de grupo.
7 - Criatividade é a chave. Proatividade também. Diante da situação em que vivemos, pense em soluções para serem realizadas a distância envolvendo as atividades que estava acostumado a fazer presencialmente. Faça sugestões ao seu gestor e colabore com os parceiros.
8 - Interaja com os colegas. O teletrabalho pode parecer solitário. Por isso, não deixe de manter contato humano. Faça reuniões por vídeo conferência ou telefone. Não se comunique apenas por mensagens de texto e e-mails.
9 - Pratique exercícios. Faça uma pequena pausa para a ginástica laboral. Lembre-se de alongar pescoço, pernas, pés, ombros, braços, mãos e coluna lombar. Fique atento também à sua ergonomia. E bom trabalho!