CEPATAS aprimora trabalho com empresa veterinária especializada

Ação busca qualificar a atuação deste equipamento público


O Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS) da Prefeitura de Pindamonhangaba promove mais um importante avanço nas ações em prol da causa animal no município. Com o objetivo de qualificar a atuação deste equipamento público, a empresa Clínica Veterinária Franchising iniciou os serviços de procedimento cirúrgico e atendimento veterinário para os animais abrigados.

A empresa foi vencedora da licitação realizada recentemente pela Prefeitura, que irá investir R$ 249 mil num contrato de 12 meses para realização de serviços com profissional devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, com fornecimento de material e mão de obra para diversos procedimentos.

O contrato deve ultrapassar mais de 1.000 atendimentos veterinários exclusivos para os animais abrigados com procedimentos de anestesia inalatória, eutanásia, amputação, enucleação, prolapso de reto ou uterino, sondagem nasogástrica e esofágica ou uretral, cesárea, esplenectomia, piometra, mastectomia, administração de medicamentos endovenosos, tratamento otológico, tratamento de TVT, exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia e internação.

Segundo a responsável pelo CEPATAS, Andrea Louzada, o maior benefício da contratação dos serviços especializados será a agilidade no atendimento aos animais abrigados. "Essa é mais uma inovação do nosso trabalho pois com a contratação de atendimento médico veterinário para os animais abrigados, eles passarão a contar com assistência veterinária integral que antes não existia. Tínhamos um médico veterinário, mas não tínhamos como realizar exame e tratamento, que era realizado graças à venda de rifas e contatos nossos e de algumas protetoras com clínicas parceiras", explicou.

A administração do CEPATAS ressalta que esse atendimento não poderá ser realizado para animais que contam com suporte dos seus tutores, pois o objetivo é acolher animais, dentro das condições do abrigo, e deixá-los em boas condições para adoção.