Cephas já conta com finalistas para o Troféu Ozires Silva 2024

Portfólio digital criado por alunos do curso de Administração, sob orientação da professora, está concorrendo ao prêmio do Invoz


Um projeto desenvolvido no curso técnico de Administração do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) está classificado para a final do Troféu Ozires Silva Educação, uma iniciativa do Invoz, instituição que incentiva a educação. O troféu será entregue nesta sexta-feira (24) durante o primeiro dia do V Congresso Invoz de Educação. 

A premiação consiste em reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras e é destinada a escolas e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas (municipal, estadual e federal) e privadas. 

"Nos primeiros meses, as aulas tiveram como objetivo a revisão de conteúdos gramaticais e, após esse período, os alunos foram submetidos a atividades com um viés mais profissional, já que o Cephas tem como objetivo formar alunos para o mercado de trabalho", explica a professora Patrícia Monteiro. 

A forma escolhida para compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do semestre foi por meio da elaboração de um portfólio. "Com o advento das tecnologias, a ideia foi utilizar as ferramentas digitais para transformar o portfólio em um site, que demos o nome de Webfólio", disse Patrícia. 

Participação no concurso

Os estudantes tinham por tarefa mostrar - em um vídeo de até três minutos - a trajetória e as realizações de uma personalidade brasileira de destaque em três grandes áreas: Educação, Inovação/Empreendedorismo e Cultura Aeroespacial.

A partir da proposta, a professora Patrícia convidou as alunas Rebeca e Isabeli para elaborar o vídeo, sugeriu algumas personalidades e entregou material de apoio. No entanto, depois de ler o livro "Carta a um jovem empreendedor", que conta a história do engenheiro Ozires Silva, e refletir sobre a proposta do Cephas, as alunas chegaram a conclusão que ele seria a personalidade ideal.

"Por ser um dos fundadores da Embraer e por conta do seu empreendedorismo e inovação, resolvemos fazer um vídeo sobre a trajetória dele. Fizemos um roteiro, gravamos nossas vozes e montamos o vídeo", explicou Rebeca Oliveira, aluna do Cephas.

"Saber que estamos na final em duas modalidades é muito gratificante, pois de modo geral muitos trabalhos significativos são desenvolvidos no Cephas, mas agora estamos tendo a oportunidade de mostrar para o público externo um pouco daquilo que é desenvolvido na escola", completou a professora Patrícia.

Sobre o Invoz

Fundado em 2017, o Invoz - Integrando Vozes para o Futuro - é uma instituição sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos, criada pelo engenheiro e fundador da Embraer Ozires Silva, que tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e inovação, além de propagar a cultura aeroespacial.

Com o tema "Sonhar e Realizar", o V Congresso acontece no Cefe (Centro de Formação do Educador) e a programação envolve dois dias de palestras, painéis e exposições para educadores, estudantes e gestores. As inscrições são gratuitas e seguem até 23 de maio, por meio deste link