Cerca de 500 clientes da região ficaram sem energia elétrica, por conta dos balões e pipas

Em tempos de festejos juninos, todo cuidado é pouco, alerta distribuidora EDP


Entre janeiro a maio, cerca de 500 clientes ficaram sem energia no Vale do Paraíba e Litoral Norte por conta de pipas e balões na rede elétrica. Quanto aos balões, a soltura se torna mais comum no período de festejos e são proibidas por lei. Os dados são da EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

De acordo com a concessionária, as tradicionais festas juninas já tomam conta dos calendários de eventos e garantem diversão em muitas cidades. Para que as festividades ocorram de forma segura, a EDP alerta para alguns cuidados em relação à rede elétrica, seja na utilização de enfeites, fogos de artifício ou dos balões.

Os cuidados com a segurança começam com os preparativos para a festa. Na hora de fixar ornamentos típicos como bandeirolas, faixas e outros adereços, vale lembrar que, por questão de segurança, não é permitida a utilização dos postes da Distribuidora. Todas as instalações da rede elétrica, que compreendem equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, apresentam risco e não podem ser utilizados para fixação de decorações.

"As ligações clandestinas, além de serem consideradas crime, causam sérios riscos de graves acidentes. Caso necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a Concessionária e solicitar ligações provisórias com antecedência, que serão realizadas por equipes de técnicos altamente capacitados", disse o gestor executivo de operação, Marcio Jardim. Ele reforça que não são permitidas ligações irregulares para energizar as barracas nas festas de rua.

Fogueira - Outro símbolo representativo das festas juninas, a fogueira não deve ser acesa próxima ou embaixo da rede elétrica. O calor das chamas pode danificar os fios, cabos e postes, causando o corte no fornecimento de energia para aos clientes.

Balões - Ao atingirem a rede elétrica, os balões podem causar acidentes, curto-circuito e incêndios. A Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano são atos passíveis de pena de um a três anos de detenção e multa.

Os balões podem ainda causar prejuízos ao fornecimento de energia elétrica para a população. Para se ter ideia, no Vale do Paraíba e Litoral Norte, de janeiro a maio deste ano, cerca de 500 clientes ficaram com o fornecimento de energia interrompido devido a ocorrências deste tipo na rede da EDP.

Outras dicas de segurança

- Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
- Não utilize arames ou fios metálicos para afixar bandeirinhas ou demais enfeites.
- Todo o material, incluindo coberturas, por exemplo, deve estar bem afixado para que em casos de fortes ventos, os enfeites não sejam projetados contra a rede elétrica, provocando acidentes ou interrupção no fornecimento de energia.
-  A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas e gasodutos.
- Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
- Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
- Não solte fogos de artifício próximos da rede elétrica.
-  Não se aproximo de fios partidos ou caídos ao solo. Impeça que qualquer pessoa se aproxima e entre em contato imediatamente com a EDP.