Chery anula demissões após paralisação geral dos metalúrgicos, informa sindicato

A greve começou na quinta-feira (19) e terminou hoje, com a aprovação do acordo


Os metalúrgicos da Caoa Chery, em Jacareí, conseguiram reverter todas as demissões que haviam sido anunciadas esta semana pela montadora. Em assembleia nesta sexta-feira (20), os trabalhadores aprovaram o acordo negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a montadora.

Após os trabalhadores se unirem em um dia em greve na montadora, o acordo colocou um bom termo na questão. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, esta foi uma importante vitória que vai servir de exemplo para a luta da classe trabalhadora contra os efeitos da crise provocada pelo coronavírus.

"A anulação dos cortes representa uma grande vitória não só da categoria metalúrgica, mas da classe trabalhadora. Os trabalhadores da Chery mostraram que não podemos aceitar medidas irresponsáveis e covardes como a que havia sido adotada pela montadora. O lucro não pode estar acima da vida", afirma o diretor do Sindicato Guirá Borba Guimarães.

O outro lado - Em nota, a CAOA CHERY informou que a diretoria se posicionou de forma sensível ao atual momento que o Brasil está atravessando com a pandemia de Covid-19. Assim, com um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, a montadora tomou a decisão de reverter as demissões realizadas pela empresa na data de 18/03/20, colocando todos em regime de lay-off.