Dirigir na chuva pode ser uma experiência desafiante, mas se você tem um Citroen seminovo ou outro modelo de carro tomando os devidos cuidados o motorista não deverá se preocupar.
O dono de um carro Citroen seminovo que está certificado conta com o benefício de haver comprado um veículo que passou por todas as inspeções necessárias.
As mudanças repentinas do clima enquanto uma pessoa está dirigindo é um dos motivos pelos quais os motoristas devem redobrar a atenção ao volante.
Os carros da marca Citroen são conhecidos pela sua dirigibilidade. Os modelos Citroen seminovo e novos são considerados seguros e estáveis para dirigir em diferentes terrenos.
Por que é necessário ter cuidado ao dirigir na chuva?
Todos os proprietários de veículos seminovos ou zero km devem conhecer o tipo de pneu que o seu carro possui. Essa informação facilita bastante no momento de dirigir.
Alguns modelos de automóveis e marcas possuem pneus com melhor aderência ao asfalto que são extremamente úteis e importantes nos dias de chuva. Ainda assim, se um motorista estiver dirigindo próximo a uma área de alagamento é recomendável evitar atravessar uma rua ou avenida alagada.
Dicas para dirigir com segurança na chuva
A primeira coisa a ser feita por um motorista quando começar a chover é analisar as condições de dirigibilidade para seguir a viagem.
Caso o motorista note que a estabilidade do veículo possa estar comprometida e isso coloque a sua segurança em risco, é preciso manter a calma para poder tomar decisões.
1) Reduzir a velocidade do carro
O excesso de água no asfalto pode causar dificuldades para que os motoristas mantenham o controle e estabilidade dos carros que dirigem.
Nesse momento o motorista deve estar o mais atento possível ao clima e ao trânsito. Diminuir a velocidade facilitará a condução do carro em uma situação de risco.
2) Verificar o estado de conservação dos pneus
Uma ação de grande importância para a segurança dos motoristas e passageiros de um veículo é saber se os pneus se encontram em bom estado de conservação.
Os pneus desgastados ou inadequados para determinados tipos de terrenos, estejam eles secos ou molhados, podem colocar em risco a segurança do carro na hipótese que seja necessário frear ou diminuir a velocidade.
Uma recomendação é calibrar os pneus.
3) Realizar manutenção periódica do veículo
A realização da manutenção periódica e preventiva do veículo deve ser feita sempre que possível para que o motorista possa dirigir com tranquilidade.
Desse modo, ao saber que seu carro está em perfeito estado de funcionamento um motorista pode dirigir em um dia chuvoso com maior confiança e segurança.
Os cuidados e a revisão de partes importantes do carro como motor, sistema elétrico, pneus, radiador e freios devem ser realizadas para garantir o bom funcionamento do carro.
4) Manter o para-brisa ligado
Nos períodos chuvosos é imprescindível que o para-brisa do veículo esteja funcionando. Esse acessório é a peça-chave para manter a visibilidade.
O para-brisa ajuda o motorista a manter a visão dos veículos que estão à sua frente e do trânsito, portanto se o limpador do para-brisa está funcionando o motorista poderá utilizá-lo.
5) Ligar o farol e mantê-lo baixo
Outros itens importantes que devem ser verificados para constatar que funcionam corretamente são os faróis e as lanternas do veículo.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a luz baixa é necessária para iluminar a via diante do veículo sem causar incômodo para os outros condutores que dirigem no sentido contrário.
Ao manter o farol baixo ou utilizar as luzes de neblina o motorista consegue identificar os veículos a sua frente e torna o seu veículo visível para outros carros durante a chuva ou se o local tem muita neblina.
6) Não realizar ultrapassagem
As ultrapassagens em uma via nos dias de chuva não são recomendadas pelo perigo que essa ação representa para os passageiros e outros veículos à sua volta.