Codivap reúne prefeitos com Secretário Estadual e Deputados da região na 4ª Reunião Ordinária Geral de 2021

35 prefeitos (as), debateram sobre a retomada dos setores e os desafios do Vale do Paraíba


Codivap reúne prefeitos com o Secretário Estadual Marco Vinholi e Deputados da regiãoCodivap reúne prefeitos com o Secretário Estadual Marco Vinholi e Deputados da região (Foto : Lucas Nascimento/Ilha Quatro Dois)

Nesta sexta-feira (24), a CODIVAP (Associação de Municípios do Vale do Paraíba) voltou a realizar suas reuniões presenciais após o hiato devido a pandemia, em um encontro realizado em um hotel da cidade de Taubaté. Trinta e cinco Prefeitos e Prefeitas da região enfim se conheceram oficialmente após assumirem os novos mandatos e, junto com Deputados Federais e Estaduais, além do Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, participaram da 4ª Reunião Ordinária Geral de 2021 do Conselho de Prefeitos e Prefeitas.

Prestes a completar seus 51 anos de existência, promovendo trabalhos em prol do desenvolvimento das boas políticas públicas e práticas de gestão entre os municípios associados, a CODIVAP já vinha se consolidando com o passar dos anos e, no advento da pandemia, comprovou seu potencial de região forte. Foi em cima desta premissa de trabalho e competência regional que o encontro foi aberto e justificado pelo Presidente da Associação, Izaias Santana, ao saudar os colegas e autoridades presentes.

"É louvável a prática de nossos encontros, projetos e atuações, a fim de que continuemos a nos fortalecer e alcancemos estar onde as Prefeituras sozinhas, maiores ou menores, não conseguem", destacou o também Prefeito de Jacareí.

Desde 2020, primeiro ano de gestão do Presidente Izaias, a CODIVAP redesenhou a região do Vale do Paraíba adotando uma conduta de trabalho pautada em sub-regiões administrativas. Atualmente, cinco Prefeitos(a) Diretores comandam cinco grupos que são divididos sobretudo pela sua proximidade territorial, características e desafios em comum.

Coincidências à parte, a estimada presença e fala do representante do Governo do Estado de São Paulo na reunião da Associação foi diretamente neste sentido, apresentando aos Prefeitos, Prefeitas e demais convidados as expectativas da gestão estadual para retomada dos setores e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI.

"Fiz questão de estar presente neste momento importante de reconstrução e retomada da economia e com a expressiva participação de nossos Prefeitos(as) do Vale. Nossos objetivos são fazer com que a região alcance cada vez mais seu desenvolvimento e potencialize-se com a nova regionalização do Estado de São Paulo via o PDUI para os próximos anos", garantiu Marco Vinholi.

O Subsecretário de Relacionamento com os Municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Ortiz Junior, e a Diretora Técnica de Saúde da Regional Taubaté (DRS XVII), Dra. Nádia Meireles, também estiveram presentes e colaboraram com importantes contribuições sobre suas atuações via Governo do Estado pela região.

Também esta vez pudemos aferir durante as contribuições dos Deputados o apoio integral e irrestrito às ações da região e de nossa instituição. Estiveram presentes os Deputados Federais por São Paulo Eduardo Cury (PSDB) e Marco Bertaiolli (PSD). Pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Deputado Estadual Sérgio Victor (NOVO).

O Senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) também se fez presente, ao enviar um vídeo e contribuir parabenizando a Associação, o movimento municipalista e citando um importante projeto de lei de sua autoria que tramita no Senado Federal e visa a regulamentação das associações de municípios.

O Diretor Executivo Augusto Pereira conduziu o encontro e abordou os projetos especiais que a Associação tem desenvolvido. Foi feita uma análise junto aos Prefeitos(as) sobre o Programa de Consultoria Técnica oferecido pela CODIVAP, já em andamento em 17 municípios, capacitando equipes na construção de Projetos de Recuperação de Estradas Vicinais junto ao DER e Governo do Estado.

Os Prefeitos(as) também avaliaram as últimas edições de cursos promovidos - devido a pandemia realizados em formato virtual - capacitando equipes administrativas de Prefeituras associadas sobre a Nova Lei de Licitações. Além disso, debateram as tratativas e apontamentos dos presentes sobre o leilão de Nova Concessão da Rodovia Presidente Dutra, margeada pelo bem comum Vale do Paraíba e marcado para o mês de outubro, e o andamento dos trâmites para o novo Hospital Regional do Vale Histórico em Cruzeiro.

"Oportunidade para avaliarmos nossa atuação junto aos municípios e dirimir dúvidas, aproveitando paura resolvermos demandas gerais administrativas que justificam nossa existência e planejam nossos próximos passos", justificou o Diretor.

O encontro, realizado obedecendo todos os protocolos sanitários de prevenção, foi encerrado após inúmeras contribuições de todos os presentes e com a deliberação do Conselho de Prefeitos(as) ao autorizar a saída dos municípios Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel, pertencentes a então sub-região 6 denominada como Mogi/Alto Tietê e dirigida sob supervisão da Mesa Diretora.

As novas administrações destas cidades já haviam solicitado o desligamento da Associação, providenciado os trâmites previstos no estatuto e aguardavam por tal decisão. Posto isto, a CODIVAP a partir de outubro congrega 41 municípios.