Colorir os fios: tonalizante ou coloração permanente?

Saiba tudo para não errar na escolha do produto para colorir os fios


Ao pensar em mudar a cor do cabelo para garantir um novo visual ou simplesmente cobrir os fios brancos, o produto utilizado fará toda a diferença no resultado final dos cabelos. Isso acontece porque a coloração permanente e o tonalizante possuem componentes diferentes e, consequentemente, resultados diferentes.

O ideal é sempre procurar um profissional para realizar o procedimento e indicar o melhor produto. Mas saber a diferença entre os dois poderá esclarecer alguns pontos e te ajudar a entender melhor qual produto o profissional irá escolher e porquê.

O que é e como funciona a coloração permanente? 

A coloração permanente com amônia, como o próprio nome diz, oferece um resultado mais intenso e mais duradouro. Ela escurece os fios com eficácia e também é capaz de clarear até 3 tons da cor atual, além de cobrir totalmente os fios brancos.

O pigmento não desbota com o uso do shampoo ao longo do tempo. Por isso, é muito recomendada para quem tem fios brancos, pois os seus componentes atuam profundamente nos fios, alterando de forma permanente o pigmento do fio, sendo necessário apenas o retoque da raiz crescida.

Outro ponto interessante de se observar, é que muitas mulheres pensam em fazer luzes para disfarçar os fios brancos, o que pode ser uma boa estratégia desde que ela tenha poucos fios brancos. Para quem tem uma boa quantidade, é recomendado fazer também uma coloração permanente para garantir o melhor fundo para as mechas.

No geral, a coloração permanente exige mais cuidados devido a amônia, que pode ressecar um pouco os fios. Por isso, hidratações constantes são fundamentais para garantir a vida e o brilho dos cabelos.

O que é e como funciona o tonalizante

O tonalizante não possui amônia em sua composição, fazendo com que este seja um produto mais leve e semi-permanente, ou seja, pode sair completamente com as lavagens ao longo do tempo, a média de duração dos tonalizantes é de 28 lavagens.

Outro fator importante sobre o tonalizante é o poder de clareamento que é mais baixo do que as colorações com amônia, podendo clarear apenas 1 tom da cor atual. Isso acontece porque o tonalizante não altera a estrutura capilar, ele apenas deposita a cor "ao redor" dos fios, formando uma película de cor na superfície, o que também exige mais retoques em todo o comprimento do fio, não apenas na raiz.

O tonalizante Salon Line, por exemplo, é uma excelente alternativa para quem quer arriscar uma cor diferenciada sem correr os riscos de uma coloração permanente, pois sai com as lavagens e é menos agressivo por não conter amônia. Também é excelente para quem já possui químicas no cabelo, pois a amônia pode ser contra indicada em alguns casos, dependendo da composição das químicas anteriores.

Qual escolher então?

Podemos concluir que se você quer uma cobertura total dos fios brancos, está disposta a uma boa mudança permanente e a retocar a raiz sempre que for preciso, a coloração permanente com amônia é uma boa opção.