O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil, que, em 2019, era em média de cinco dias e nove horas, hoje, com as medidas de simplificação e integração digital entre as 27 juntas comerciais brasileiras e a adesão à plataforma Gov.br, passou para o prazo de dois dias, ou seja, três vezes menos para a formalização dos novos negócios. Com isso, o novo empresário reduz tempo e custos, em razão das facilidades oferecidas.
Conforme informações do boletim Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, no segundo quadrimestre de 2021, foram abertas mais de 1.420.782 empresas no Brasil, um aumento de 1,9% em comparação ao primeiro quadrimestre deste mesmo ano e de 26,5% comparado ao segundo quadrimestre de 2020. O boletim observa ainda que 328 mil empresas foram abertas em setembro de 2021 com essa nova facilidade e destaca: "O tempo médio de abertura de empresas no país apresentou gradativa redução nos últimos meses, reflexo dos avanços obtidos pelos órgãos federais, estaduais e municipais, objetivando um processo de abertura de empresas mais simples e ágil. Os recordes em registro de novas empresas reforçam, cada vez mais, a opção do brasileiro pelo empreendedorismo e pela criação de novos negócios".
O Ministério ainda relata que, em Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal, uma empresa é aberta em média em menos de 24 horas, sendo que no segundo quadrimestre de 2021 Goiás sofreu a maior redução: para um dia e duas horas, ou seja diminuição de 16 horas, que representa 38,1% em relação ao primeiro quadrimestre do ano. O estudo relata também que na Bahia leva-se em média seis dias e uma hora - uma redução considerável de 31% relacionada ao primeiro quadrimestre, que era de 6 dias e 1 hora.
"Tudo isso graças à integração digital das Juntas Comerciais de todos os estados brasileiros com medidas de simplificação, como o registro automático, que resultou em maior rapidez", observou André Santa Cruz, diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração. Com a adoção da assinatura eletrônica, por meio do sistema Gov.br, plataforma dos serviços públicos federais, não existe mais a necessidade de reconhecimento de firma ou certificado digital para abrir ou alterar os registros de uma empresa.
A meta da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, a ser alcançada até o fim do ano que vem, é a abertura de empresas em até um dia em todo o país, conforme publicação da agência brasil.ebc.com.br. Um exemplo vem da capital federal, Brasília: dentre os seis mil empreendedores que abriram em setembro uma empresa, está Domingos Spezia, empresário de um negócio que atua na área de gestão empresarial, que comenta sobre a rapidez no processo de abertura, tudo foi feito de forma digital e virtual.